O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


CERIMÔNIA DA ÁRVORE FLORESCENTE


Árvores são um dos mais fincados e estáveis seres do Planeta. Suas raízes penetram profundamente na terra para prover estabilidade e sugar nutrientes.

Segundo M.Mercier, a árvore é um ser de cabeça para bai
xo. Suas raízes representam a cabeça e segundo a formação de seus ramos ela revela seu psiquismo. No xamanismo norte-americano são chamadas de Seres- Em- Pé. Os portais da floresta são marcados por árvores na mesma posição e tamanho, formando uma entrada em linha reta. Antes de atravessar esses portais oferece-se tabaco e farinha de milho..

Passar algum tempo com árvores é um dos melhores meios para se comunicar com a Mãe –Terra , especialmente se você está buscando equilíbrio.

Entre os terapeutas corporais, é muito comum abraçar uma árvore para recuperar as energias. Existem muitos rituais utilizando-se de árvores. Segue um para trabalhar sistema de crenças :
Para esta cerimônia você deverá levar um pouquinho de tabaco natural, ou farinha de milho, e uma caneta e papel, ou um gravador.

• Caminhando pela natureza escolha uma árvore para conversar. Deixe que seu coração escolha qual será a arvore.
• Ao escolhê-la abrace-a por alguns momentos. Você saberá quanto tempo !
• Pergunte a árvore : Você está disposta a me ouvir ? ( caso você sinta a resposta negativa, procure outra)
• Assim que obtiver a resposta, coloque ao pé da árvore, tabaco ou farinha de milho.

• Sente-se de costas para a árvore olhando para o Norte (Hemisfério Sul) e pergunte : Porque eu oprimo ou nego minhas emoções ? ( Essa pergunta é a chave para abrir a mitologia de sua família. Você poderá ver um filme sobre as emoções da família ) Pergunte : Quais são os sistemas de crença que recebi desta família?

• Após a resposta, levante-se dando uma volta na árvore, no sentido anti-horário, sentando-se de frente para o Sul e pergunte : Quais são os sistemas de crença que bloqueiam a minha inspiração ? ( os dogmas e as regras )

• Após a resposta, levante-se dando uma volta no sentido anti-horário, sentando-se de frente para o Oeste e pergunte : Como eu desrespeito meu corpo físico ?

• Após a resposta, levante-se dando uma volta no sentido anti-horário, sentando-se olhando para o Leste e pergunte : Como eu resisto ao meu fogo criativo ? Porque eu tenho medo de minha verdadeira criatividade ?

• Verificar os pontos de desequilíbrio. Onde sente a energia mais centrada. Depois despeça-se agradecendo a árvore.

É preciso muita calma e paciência, para sintonizar-se com os espíritos vegetais. A conexão só é estabelecida com a mente limpa e relaxada

Esteja receptivo para sentir. Para as primeiras palavras que você ouvir em sua mente, para vizualização ou para sensações corporais.

Isto é sua resposta. Não tente analisar o significado da resposta até você meditar. Análises ficam no carinho dos seres naturais.
Agradeça ao Espírito das árvores.

Amor – Paz e Luz !

Léo Artése

CERIMÔNIA PARA CRIAR UM LOCAL DE PODER

  •  O lugar deve estar limpo e equilibrado. Na floresta um lugar que se sinta bem, abrindo a sua mente. 
  • Pedir ao Universo aonde ir
  • Limpar o espaço
  • Deixar equilibrado ( incenso, canção de poder, etc )
  • Trazer você para a sua harmonia ( canção de poder, oração, meditação, respiração, etc. )
  • Chamar o Poder. Chamar coisas que tem poder para você . Chamar Leste ( fogo )
  • Falando com o Poder em voz alta. Bater Palmas.
  • Trazer o que precisar, maracás ( não tambor ), para combinar com a estrutura harmonica do espaço. Colocar intenção.
  • Você desempenha sua cerimônia se quer marcar mudanças.
  • Dar gratidão por todos os poderes presentes, dando energia e agradecendo as energias, despedindo-se.
  • Limpar o espaço novamente. Devolver ao local de origem tudo o quer retirou da natureza ( pedras, etc. ) . Isso é honrar a consciência.
 Léo Artese

RITO PARA ENTENDER OS SINAIS DA NATUREZA


Coloque tabaco em suas mãos. Sente-se de frente para o Leste, ofereça para o Grande Espírito e para os 4 Poderes / Direções do Universo. Faça a primeira para o Leste, Norte, Oeste e Sul, Mãe Terra, Pai Céu e o Grande Círculo da Criação.

Ore: - Grande Criador, os 4 Sagrados Poderes do Universo, e Todas As Minhas Relações com a natureza. Meu nome é......... 
- Eu chego humildemente até Vós e peço por orientação espiritual. Eu quero aprender como me comunicar e entender minhas relações na natureza, os animais, pássaros, insetos, plantas, cobras e outros espíritos.

- Eu peço que as relações que andam, rastejam, rastejam, voam ou nadam, que cheguem para visitar-me e me ensinar através de seus símbolos.

Sente-se quieto, ouça, observe e aprenda. Estude o comportamento e as características das criaturas que você vê. Veja as cores. Veja o que pode ensinar, desenvolva uma linguagem para você entender.

O que não entender peça em sonhos.


Léo Artese

PETA UHA - FIREKEEPER = O GUARDIÃO DO FOGO


Peta Uha é uma palavra de origem nativo-americana para descrever um papel cerimonial importante para inúmeras cerimonias e nativos norte-americanos. Guardiões do Fogo alimentam e cuidam do fogo em cerimônias como a busca de visões, jornadas, tendas do suor , danças etc. Em muitas tradições nativas norte-americanas o fogo representa tanto o masculino divino do Grande Espírito, como a centelha do Grande Espírito onde todo mundo está conectado. Firekeepers são, em muitas sociedades, quase tão importantes como o chefe e o xamã.

Fogo era um elemento necessário e importante de toda a civilização humana no passado. Ele forneceu um lugar para se aquecer, para dar luz à noite, para a proteção, e para cozinhar e aquecer água. A fumaça de uma fogueira era necessária para manter-se longe de grandes quantidades de insetos incômodos.

Em nosso caminho, o fogo é um ser vivo. Ele é considerado um aspecto do sol, por vezes referido como um "raio de sol" ou Poder do Sol que reside no fogo, a sua essência, nas brasas e por isso esta força muito poderosa deve ser tratada com grande respeito. O fogo cerimonial é encarado como um "fogo sem fim" bem como a "chama eterna. Você pode ver que há uma energia de fogo que está além da energia física manifestada. Essa energia precisa ser mantida forte durante cerimônia!

O Guardião, muitas vezes, mantem um fogo por vários dias, semanas e talvez até mais. No passado , não haviam maneiras fáceis de fazer fogo em piso molhado, era necessário alguém para manter as chamas ou brasas vermelho por longos períodos de tempo. A fogueira também é um lugar de orações, um altar, de oferendas de tabaco, e fornece brasas para o cedro, sálvia e seet grass (grama doce).

O fogo fornece um lugar para manter o tambor sagrado seco e quente, com uma pele firme para melhor som. O fogo é um lugar de encontro, de falar, contar histórias e de renovação.Aquele que atua como um guardião do fogo deve ter grande respeito pelos aspectos físicos e espirituais do fogo sagrado. O guardião do fogo está disposto a ir para além da zona de conforto, e recebe os desafios e as lições do fogo com alegria e apreciação. Ele sabe o tipo de calor produzido e que a intensidade do calor é apenas uma pequena parte da experiência. Ele aprende o tipo de formato que deve usar para cada fogueira.Com coração humilde, o Firekeeper reza ao fogo para saber o que precisa ser conhecido na sua caminhada de vida.


Léo Artese