O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


Lua da Neve de 22 de novembro a 21 de dezembro - A Energia do Alce


                  
Alce...
Seus chifres almejam tocar o Sol.
Mostre-me que força e energia são,
Na verdade, uma coisa só

(Jamie Sams)

A Lua da Neve é a terceira Lua de Midjekeewis. Ela traz os presentes de Mudjekeewis, que são a introspecção e a força. As pessoas nascidas nesta Lua são por natureza, pensativas, e têm o poder da introspecção que Mudjekeewis deu-lhes de presente para ajudá-los a ter mais habilidade para olhar para dentro de si e dos outros.

Aqueles nascidos debaixo da Lua da Neve, o início do tempo em que todos os filhos da Mãe Terra se preparam para a estação da renovação, recebem mais habilidade para procurar e usar os pensamentos que fluem por eles e auxílio para manterem um laço mais forte com seus irmãos do Clã do Pássaro Trovão, neste período do ano.

O totem animal para os nascidos na Lua da Neve é o Alce, o Rei da família dos Cervos.

Seus chifres se assemelham aos galhos de uma árvore e são renovados todo ano. No verão o Alce segue em direção aos bosques, saindo só no outono e inverno. Ele só anda em rebanhos compostos de seus similares, procurando a fêmea somente no período do cio. Os Alces têm um senso de responsabilidade de um para com o outro, muito aguçado. Às vezes, parecem dançar juntos num grande círculo e às vezes todos saem galopando com imensa alegria.

Como seu totem animal, o Alce, as pessoas nascidas sob a Lua da Neve, parecem pertencer à família real. Elas têm um porte orgulhoso, com ar de majestade, quando tudo está ocorrendo maravilhosamente bem para elas. Quando elas se encontram introspectivas, são capazes de absorver muito do que elas leram, ouviram ou experenciaram na vida, sendo achadas frequentemente na posição de professores.

Elas são sedentas de justiça, tanto no conceito, como na prática, ficando impacientes quando vêem qualquer forma de injustiça. Quando encontram qualquer tipo de injustiça, elas fazem um barulhão, até que a justiça seja feita. Se aqueles a quem elas recorrem para corrigir a injustiça não se envolvem na sua causa, elas gritam ainda mais alto, envolvendo-se ao máximo, até que algo ocorra e mude a situação.

Assim como o Alce, essas pessoas nascidas na Lua da Neve, gostam de ir para os lugares altos. Quando meditam, suas mentes podem abrir portas que lhes permitem voar entre os mundos. A sua intuição lhes fala quando elas estão prontas para realizar tais vôos e quando são necessárias, elas voltam. Elas receberam um presente espiritual, que é a habilidade de ensinar os outros, mas elas têm que dominar o assunto estudando ou não conseguirão usar este presente da melhor maneira.

Elas têm uma natureza independente, embora se disponham a ser líderes dos outros em certos momentos. Também tentam se manter fechadas sobre as coisas que estão ocorrendo profundamente no seu âmago, e temem o que pode ocorrer caso se abram para os outros nas suas relações. Neste momento, elas se retirarão da relação mentalmente, se não materialmente. Enquanto elas tendem a ser fechadas sobre seus sentimentos mais profundos, elas aparentam superficialmente estar com o coração aberto. Esta dualidade às vezes pode causar dores reais à elas e aqueles que as amam.

Uma vez que uma pessoa do totem do Alce decidiu-se a realizar algo, será muito difícil fazê-la mudar de idéia. Elas são pessoas determinadas e destemidas, chegando às vezes a serem donas da razão.

O Abeto Negro é a planta totem para as pessoas nascidas na Lua da Neve, é um irmão majestoso da família dos Pinhos, que cresce em muitas regiões dos Estados Unidos. O Abeto Negro pode crescer a mais de 30m de altura. As folhas desta árvore, quando jovens, são aromáticas, podendo ser modiscadas ou usadas para fazer chá contra resfriados. De qualquer modo elas têm um alto nível de vitamina C. O Abeto Negro, foi usado de forma medicinal pelos Nativos Americanos por centenas de anos, como um anti-séptico e para soltar o muco catarral da garganta e do pulmão. Também o aplicavam para limpar cortes e feridas. Seus galhos, assim como os do Salgueiro, também eram usados na estrutura da Sauna Sagrada. Com o Abeto Negro as pessoas nascidas na Lua da Neve, podem aprender como ter um porte majestoso e conseguir equilíbrio e harmonia. Tal como sua árvore, elas podem aprender a ser ao mesmo tempo, suave e forte. Sua força interior sempre lhes permite seguir na direção certa e conduzir os outros por este mesmo caminho. Como têm uma sensação inata de justiça, sempre tentarão lutar contra a injustiça. Com o seu poder intuitivo, elas podem ver os corações dos outros e os ajudarem a se desvencilhar de qualquer laço duro e traumático.

A Obsidiana Negra é o totem mineral dos nascidos durante a Lua da Neve. Ela normalmente é brilhante e translúcida. É dura e afiada como uma lâmina ao longo de suas extremidades e deve ser sempre manejada cuidadosamente. Por isto ela também é conhecida como vidro vulcânico.

A Obsidiana Negra foi durante muito tempo usada pelos Nativos Americanos. Os Maias fabricavam com ela espelhos e jóias extremamente belas, também a esculpiam em estátuas e outras peças decorativas.

Por causa de sua origem profunda, a Obsidiana Negra tem o poder de trazer para as pessoas a energia da Terra, retirada de dentro do coração da Mãe Terra, e ensina os nascidos na Lua da Neve como respeitar e usar esta energia de maneira equilibrada. A Obsidiana Negra tem ainda o poder de refletir os pensamentos de outra pessoa para aquele que a estiver manuseando, como um tipo de clarividência canalizada pela pedra. Por causa disso, a Obsidiana Negra foi frequentemente usada como bola de cristal, permitindo às pessoas verem o futuro. Ela também tem o poder de proteger quem a usa contra as possessões de espíritos malignos.

Ao usar a Obsidiana Negra, as pessoas nascidas na Lua da Neve, nos seus processos de desenvolvimento, podem refletir para os outros o que está se passando com elas internamente. Quando se encontram num estágio de desenvolvimento elevado, assim como sua pedra, têm a habilidade para ser clarividentes e também de proteger aqueles que estão ao lado delas de qualquer perigo, sem que eles percebam, tanto no nível material como no espiritual.

A cor associada aos nascidos na Lua da Neve, é o Preto, que à noite cai como um manto sobre a Mãe Terra. Este manto Preto é o tempo no qual as coisas estão no seu estado natural, quando todos se rendem ao período de introspecção da noite. Esta cor lhes dá o poder de permitirem-se compreender e escutar sua intuição, sua sabedoria interna, que guia suas vidas pela Boa Estrada Vermelha. É o tempo que elas têm para olhar para dentro de si e conseguir as respostas para as suas perguntas. Para os Nativos Americanos, o Preto é uma das cores sagradas, ele significa a força e a introspecção de Mudjekeewis, o Guardião do Oeste. Para eles, o Preto é uma cor de aprendizagem e não de negatividade.

Quando as pessoas nascidas em outras Luas viajam pela Lua da Neve na Roda Medicinal, elas podem aprender mais sobre sua própria introspecção e seus poderes de clarividência, bem como sobre sua real natureza e habilidade para compartilhar as lições que a sua jornada ao redor da Roda Sagrada lhes ensinou.

As pessoas nascidas na Lua da Neve são compatíveis com os outros membros do Clã do Pássaro Trovão – o Falcão Vermelho e o Esturjão, como também com os do Clã da Borboleta – a Lontra, o Cervo e o Corvo. Elas combinam muito bem com as pessoas do totem do Cervo, afinal são da mesma família.

Fonte: Lobos do Cerrado