O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


1 - Tchanunpa Kara


Antes de falarmos da Cerimonia do Cachimbo ( Tchanunpa Kara ) gostaríamos de tecer pequenos comentários quanto a fonética do Idioma Lakota. Eu sempre escrevo "Shanunpa", porque sei do valor fonético de cada letra formando o fonema, entretanto modifico agora a escrita para que vocês possam, daqui pra frente, ler a palavra exatamente como se fala. O "r"é como o "r" alemão, quero dizer, não gultural. É mais ou menos o "r" da palavra "MaRia" ou como Krishna Das pronuncia "rama" nas suas músicas. Disse "rama" e não "hama" cuja "h" é aspirado, como em inglês.

A pronúncia correta é "TCHAnunpa".

Informações sobre o ritual

É o ritual/cerimônia mais sagrado para o povo Sioux (Sioux Oyate), porque antes dele, o Povo Sioux não podia falar diretamente com Wakantanka (Grande Espírito).

(O "t" Lakota é pronunciado dobrando a língua e não como em Português).

Wakantanka falava com eles através dos animais. É por isso que os 09 (nove) animais de poder de cada sioux, são os seus maiores aliados enquanto eles caminham na Terra.( A boa Estrada Vermelha). A Mulher Búfalo Branco trouxe o Tchanunpa para o Povo Sioux, quando ele, o povo Sioux, ainda era nômade e andava pela Rússia, Mongólia, Sibéria, Canadá até chegar ao norte dos Estados Unidos. 

Depois do Ritual do Tchanunpa é que Ela, a Mulher Búfalo Branco, trouxe os demais rituais. O Ritual do Tchanunpa antecede qualquer outro ritual, e é sacratíssimo para o Sioux Oyate, porque é a principal forma de orar a Wakantanka, razão porque deve-se fazer o Ritual do Tchanunpa frequentemente e não de vez em quando como acontece em muitos pontos no Brasil.

Pode-se fazer o Tchanunpa Kara para pedir a cura de uma pessoa amada, a realização de um desejo do coração, para pedir proteção, celebrar a paz, firmar um acordo, e principalmente para pedir conhecimento sobre nós mesmos. O homem branco é que começou a chamar o Tchanunpa de Cachimbo da Paz banalizando-O, pois na verdade nunca houve "paz" entre o povo sioux e o branco; e nem sequer entre branco-e-branco. Quando o Sioux Oyate se sentava com os "chefes" brancos para firmar um acordo (que nunca era cumprido), se fumava o Tchanunpa para selar a palavra dada diante de Wakantanka. (O Sioux Oyate achava que o branco estava entendendo a seriedade daquele ritual, quando na verdade, nunca respeitaram o Tchanunpa Wakan).

Entre o Sioux Oyate, não era qualquer pessoa que podia ter um Tchanunpa. O portador ou o Tomador de conta do Tchanunnpa ( Witchashawakan ) recebia em sonhos e visões tal responsabilidade, e isso era levado muitíssimo a sério, dentro da fé xamânica. Quando qualquer pessoa da tribo sentisse a necessidade do Tchanunpa, ele iria à tenda (tipi) do Witchashawakan e este fazia o Tchanunpa Kara com ele. Ninguém podia tocar no Tchanunpa, fora do ritual, senão o Witchashawaka com o devido respeito.

A consagração do Tchanunpa para usá-LO pela primeira vez, já é o Tchanunpa Kara, porquanto eis o ritual:

1° RITUAL LAKOTA
Tchanunpa Kara - Cerimônia do Cachimbo

Comece o Tchanunpa Kara de frente para o leste. Erga o Tchanunpa e invoque o Wabun , Espírito do leste, e O convide a fumar o Tchanunpa com você. Invoque a Águia que é o animal habitante do leste, e A convide também a fumar o Tchanunpa juntamente com você e Wabun. Em seguida convide o Avô Sol para fumar o Tchanunpa com vocês (àguia,Wabun, você ou vocês e o Avô Sol). Invoque o Espírito do Fogo e o convide a fumar com você. Convide o seu Animal de Poder que ocupa a posição leste.( A essas alturas você já sabe e conhece os seus 09(nove) Animais de Poder).

Após saudar o leste, vire de frente para o sul e invoque Shawnodese, o Espírito do Sul, erguendo o Tchanunpa, e convide Shawnodese a fumar com você. Invoque os animais do sul: o camondongo, o coiote e o sapo e os convide a fumar com você. Invoque o seu Animal de Poder do sul e O convide a fumar com você. Invoque o Espírito da Água e convide-O a fumar com você.

Vire para o oeste e invoque Mudjekeewis, o Espírito do Oeste, e O convide a fumar com você. Convide o urso, que é o animal do oeste a fumar com você. Convide os Espíritos Ancestrais a fumar o Tchanunpa com você. Invoque o Espírito da Terra e convide-O a fumar com você. Convide o seu Animal de Poder do Oeste e O convide a fumar com você.

Vire-se de frente para o norte, sempre erguendo o Tchanunpa, e convide Waboose, Espírito do norte, a fumar com você. Convide os animais que moram no norte a fumar com você, são eles: o búfalo, a coruja e a borboleta. Convide os seus ancestrais a fumar com você. Convide os espíritos dos anciões a fumar com você. Invoque o Espírito do Ar e O convide a fumar com você. Convide o seu Animal de Poder que mora no norte, a fumar com você.

Olhe para baixo, para terra (o chão) e convite a Mãe-Terra, o Povo em Pé (as Árvores), o povo de Pedra (as Pedras) pra fumar com você, sempre erguendo o Tchanunpa, e convide o seu Animal de Poder da direção do chão, pra fumar com você.

Olhe pra cima e convide o Pai Céu, o Povo das Estrelas,os Seres Trovão( os Raios, os Trovões, Núvens) e o seu Animal de Poder que mora na direção acima, a fumar com você.

Agora, olhe para a Direção Dentro de seu coração e convide o seu Eu Superior a fumar o Tchanunpa com você.

Olhe pra direita (sem se virar) e convide o seu Animal de Poder que mora no seu lado direito a fumar com você. Faça o mesmo com o seu Animal de Poder da esquerda.

A primeira "pessoa" a fumar o Tchanunpa é Wakantanka. Ao sentar-se no chão, prepare o Tchanunpa com o tabaco, sálvia ou a erva que quiser, acenda-O, tampe o fornilho com a palma de sua mão e faça a fumacinha sair pelo tubo onde se põe a boca e vire-O para cima para que a fumacinha vá para o céu, como se o Wakantanka tivesse fumando mesmo...e...está.

Depois você já pode fumar fazendo os seus pedidos. Havendo outros presentes ao ritual, você passa o Tchanunpa para a primeira pessoa, o qual lhe devolverá após fumá-LO e você fará o mesmo com a segunda, terceira e demais pessoas presentes.Deve-se sempre sentar-se em círculo, e no chão.

Toda a erva/tabaco colocado no fornilho deve ser fumado; não pode sobrar NADA, porque é entendido que sobrando, nem todos os espíritos presentes estão sendo honrados. A cinza de limpeza do fornilho deve ser colocada num saquinho próprio e depois devolvida à Mãe-Terra.

Pra fechar o Tchanunpa Kara, saúde as sete direções no sentido antihorário, começando DENTRO (direção do coração), depois acima, abaixo, norte, oeste, sul e leste, nesta ordem e agradeça a todos os convidados. A visão que o Tchanunpa irá trazer, vai depender da humildade e a pureza de coração de quem fumar, é evidente.

Procure guardar o Tchanunpa Wakan numa sacola (couro ou tecido) feita especialmente para Ele, mas se for de tecido, deve ser virgem.

Mitakue Oyassin

***

É permitida a reprodução desta postagem desde que citada as fontes conforme abaixo:
Fonte: Os rituais sagrados foram traduzidos deste livro - Black Elk Speaks - publicado pela primeira vez em 1932 pelo historiador John Neihardt, ditado pelo nosso Amado Pai Sagrado Hehaka Sapa em 1931.
Tradução: Hotashungmanitu Tanka na Yutan Kimimila - Witchashawakan
Publicação: wakanwood.blogspot.com