O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


7 - Ishna Ta Awi Cha Lowan


Ishna Ta Awi Cha Lowan - Preparação da Menina para se tornar Mulher

Os ritos de preparação da menina (feito individualmente para cada menina), se realizam depois da primeira menstruação; neste momento a menina se converte em mulher, ela deve compreender o significado deste ritual e ser instruída nas obrigações que deverá cumprir a partir de então. É necessário que ela se dê conta de que a mudança produzida nela é algo sagrado, pois a partir de agora será como a Mãe Terra e poderá ter filhos, que deverão ser educados conforme os desígneos do Grande Espírito. Também deve saber que cada mês, quando vier seu período, ela receberá uma influência, com a qual deverá ter cuidado, pois a presença de uma mulher neste estado pode tirar o poder de um homem santo. Portanto, ela deverá observar com cuidado os ritos de purificação que vou descrever, e que nos foram dados pelo Grande Espírito em uma Visão.

Antes de receber a revelação deste ritual, era costume que durante o período menstrual, a mulher ou a menina se retirasse para uma pequena tipi, fora do círculo do acampamento, uma mulher mais velha levava a comida e ninguém podia se aproximar da tipi. Quando uma menina tinha seu primeiro período menstrual, uma mulher mais velha que ela, lhe instruía nas coisas que toda mulher deve saber, inclusive, na arte de confeccionar mocasins e roupas. Esta mulher de mais idade, que purificava a menina com a ajuda da fumaça aromática, deveria ser uma pessoa boa e pura, pois suas virtudes e seus costumes passavam para a menina que ela purificava. Antes que lhe fosse permitido regressar para sua família, a jovem deveria se purificar na inipi(tenda de suar). Porém agora quero contar-lhes como recebemos nossos novos ritos de preparação da menina se tornar mulher.

Faz muito, muito tempo, um lakota chamado Tatanka Hunkeshni (Búfalo Lento), teve uma visão: Uma mãe búfalo lambia um pequeno búfalo fêmea, sua filha. Graças ao poder dessa visão, Búfalo Lento se converteu em um witchasha Wakan (um homem santo) e compreendeu que lhe havia sido revelado um ritual para as jovens de sua tribo. Alguns meses depois que Búfalo Lento recebeu sua visão, uma menina de 14 anos, chamada “A-Mulher-Búfalo-Branco-Aparece”, teve suas primeiras regras, e seu pai, Pena na Cabeça, se recordou imediatamente da visão de Búfalo Lento, preparou, então, um Cachimbo com tabaco e o ofereceu a Búfalo Lento, que acendeu o Cachimbo, dizendo: “Hi, ho! Hi, ho! Porque razão me traz este Cachimbo Sagrado?”

Pena na Cabeça respondeu: “Tenho uma filha que está menstruando pela primeira vez e quero que a purifique e a prepare para seu papel de mulher, pois sei que teve uma visão muito poderosa com a qual aprendeste um modo mais eficaz e mais santo de fazê-lo do que este que temos seguido até agora.”

“Certamente farei o que me pede”. Respondeu Búfalo Lento.

“O Povo Búfalo, que foi instruído pelo Grande Espírito e que nos deu este ritual, está próximo dos homens, ele é nossa fonte de vida em muitos aspectos. Em sua origem, a Mulher Búfalo Branco nos deu nosso muito Sagrado Cachimbo, e desde então temos sido irmãos dos de 4 patas e de tudo quanto se move. Tatanka, o Búfalo, é o parente mais próximo que temos entre os de 4 patas, vivem como uma tribo, igual a nós. É da vontade de nosso Avô Wakan Tanka que assim seja, e sua vontade é que os homens da terra realizem este ritual. É por isso que agora queremos estabelecer este ritual, que será muito proveitoso para o nosso povo. É certo que os de 4 patas e todos os povos que se movem no Universo possuem este rito de purificação, especialmente nossos parentes os Búfalos. Tenho visto que eles também purificam a seus filhos e os preparam para gerar frutos. Será um dia sagrado quando fizermos isto, e agradará ao Grande Espírito e a todos os povos que se movem. Primeiro, deverá por em seu Cachimbo todos esses Povos e todos o Poderes do Universo para que, junto com eles, possamos enviar uma voz ao Grande Espírito. Vou preparar um lugar consagrado para sua filha, que é pura e que está a ponto de tornar-se mulher. A Aurora, que é a Luz de Wakan Tanka, estará neste lugar e tudo será sagrado. Amanhã de manhã você deverá levantar uma tenda, fora do círculo de nosso acampamento, esta tenda deverá ter uma via de acesso protegida, exatamente como no ritual do parentesco. E deverá reunir o seguinte: um crâneo de Búfalo, uma cumbuca, um punhado de cerejas, água, erva aromática, sálvia, um Cachimbo, um pouco de tabaco trançado, tabaco kinnikinnik, uma faca, uma lasca de pedra, pintura vermelha e azul.”

Pena na Cabeça, deu a Búfalo Lento, cavalos e outros presentes e se foi, para preparar todas as coisas para a manhã seguinte. Na manhã seguinte, tudo estava pronto na tipi ritual e todo o povo se reuniu a sua volta, com exceção das mulheres que preparavam a festa que poria fim ao ritual. Búfalo Lento estava sentado a Oeste na tipi, diante dele se havia cavado o chão e neste buraco se depositou uma brasa. Erguendo a erva aromática por cima dessa brasa, Búfalo Lento pronunciou esta oração: “Avô e Pai Wakan Tanka, lhe ofereço sua erva sagrada. Avó Terra, da qual viemos, e Mãe Terra que nos traz muitos frutos, escuta! Vou fazer uma fumaça que penetrará nos Céus e que chegará até nosso Avô Wakan Tanka, se extenderá sobre todo o Universo e tocará todas as coisas.”

Depois de pôr a erva aromática sobre a brasa, Búfalo Lento purificou o Cachimbo e tudo o que estava destinado ao ritual. Logo disse: “Tudo o que aqui se fará, será realizado com a ajuda dos Poderes do Universo. Que eles nos ajudem a purificar e a tornar Wakan (Sagrada) esta menina que agora irá se tornar uma mulher. Ofereço este Cachimbo de Mistério e, ao fazê-lo, ponho nele todos os Poderes que irão nos ajudar.” Búfalo Lento purificou primeiro a si mesmo com a fumaça e logo, erguendo o Cachimbo com a mão esquerda, segurou uma lasca de tabaco com a mão direita e orou: “Avô Wakan Tanka, vamos enviar uma voz a Ti através de nosso Cachimbo.

Este é um dia especial, pois vamos purificar esta menina. A-Mulher-Búfalo-Branco- Aparece. Há um lugar neste Cachimbo para todos os Poderes do Universo, tem pois, piedade de nós e aceita nossas oferendas! Oh, Tu, Poder de onde o Sol se põe, que guardas o Cachimbo e que aparece de modo tão poderoso, para purificar o mundo e seus habitantes, queremos oferecer este Cachimbo ao Grande Espírito e necessitamos de sua ajuda, de suas águas purificadoras, estamos dispostos para purificar e santificar não somente a uma menina, mas também a toda uma geração. Ajuda-nos com teus dias bons, vermelho e azul! Há um lugar para Ti no Cachimbo.” Búfalo Lento, pôs este tabaco no Cachimbo e erguendo outro pouco de tabaco para a direção de onde vem os ventos purificadores, orou: “Oh, Tu Gigante Wazia, Poder do Norte, que preservas a saúde da tribo com teus ventos e que purifica a terra branqueando-a, Tu és quem guarda o Caminho pelo qual caminha nosso povo. Ajuda-nos com teu vento purificador, vamos santificar uma virgem, A- Mulher-Búfalo-Branco-Aparece, dela sairá as gerações de nossa tribo. Há um lugar para Ti neste Cachimbo. Ajuda-nos com teus dois dias bons.”

O Poder do Norte foi posto no Cachimbo, logo, segurando outro pouco de tabaco na direção de onde vem a Luz, Búfalo Lento continuou orando: “Oh, Tu Huntka, Ser e Poder da Direção de onde vem a Aurora do Dia a Luz do Grande Espírito, Tu que és de grande alento e que dá o conhecimento aos homens, dá um pouco de tua sabedoria a esta virgem, A-Mulher-Búfalo-Branco-Aparece, que irá ser purificada. Ajuda-nos com teus dias vermelho e azul. Há um lugar para Ti no Cachimbo.”

Depois de pôr o Poder da Direção de onde vem a Luz, no Cachimbo, e erguendo outro pouco de tabaco na Direção para a qual sempre retornamos, orou: “Oh, Tu Cisne Branco, Poder da Direção do Sul para o qual sempre retornamos, que controla o Caminho das gerações e de tudo quanto se move, vamos purificar uma virgem para que suas gerações futuras possam caminhar de um modo conforme o Mistério, pelo Caminho que Tu controlas. Há um lugar para Ti no Cachimbo. Ajuda-nos com teus dias vermelho e azul!”

O Poder do Sul foi posto no Cachimbo e erguendo outra lasca de tabaco para o Céu, Búfalo Lento continuou: “Oh, Wakan Tanka, Avô, olha para nós! Vamos oferecer o Cachimbo!”

Logo, apontando o tabaco para a terra disse: “Oh, Tu Avó, sobre quem as gerações da tribo tem caminhado, que A-Mulher-Búfalo Branco-Aparece, com suas gerações futuras, caminhe sobre Ti conforme o Mistério nos invernos que virão! Oh, Mãe Terra, que nos dá frutos sem fim e que és como uma mãe para as gerações, esta virgem que está agora aqui, será purificada e consagrada. Que ela se pareça contigo e seus filhos e os filhos de seus filhos, caminhem pela Estrada Sagrada em conformidade com o Mistério. Ajuda-nos, oh, Avó e Mãe, com teus dias vermelho e azul!”

A Terra, em sua qualidade de Avó e Mãe, estava agora no tabaco que se achava no Cachimbo e Búfalo Lento ergueu outra lasca de tabaco para o Céu e orou: “Oh, Tu parente de 4 patas, tu que entre os povos de 4 patas és o mais próximo de nós, também deves ser posto no Cachimbo, pois nos tem ensinado como purificar nossas filhas, e ao purificar A-Mulher-Búfalo-Branco-Aparece, queremos imitar tua maneira de fazer. Te dou como oferenda, oh, 4 patas, água e pintura, suco de cereja e também erva. Há um lugar para Ti no Cachimbo, ajuda-nos!”

Deste modo o Povo de 4 patas, dos Búfalos, foi colocado no Cachimbo e Búfalo Lento ergueu pela última vez outro pouco de tabaco ao Grande Espírito e orou: “Oh, Wakan Tanka e todos os Poderes Alados do Universo, olha para nós! Este tabaco eu ofereço a Ti, Chefe de todos os Poderes, Tu que és representado pela Águia Pintada que vive nas profundezas dos Céus e que guarda tudo quanto há neles. Vamos purificar uma menina que logo será mulher. Protege as gerações que sairão dela! Há um lugar para Ti no Cachimbo! Ajuda-nos com teus dias vermelho e azul!”

O Cachimbo que agora continha o Universo, foi apoiado no pequeno secador de carne, com o fornilho tocando a terra e o bocal apontado para o céu. Búfalo Lento começou então a preparar os procedimentos, e só os parentes próximos da A-Mulher-Búfalo Branco-Aparece, foram admitidos na tenda. Os ritos que viriam a seguir não eram para todo o povo.

“Oh, Grande Espírito,” disse Búfalo Lento. “Foi dado aos homens um parentesco quartenário: seu Avô, seu Pai, sua Avó e sua Mãe. Estes são sempre nossos parentes mais próximos. Posto que tudo o que é bom se faz de um modo quartenário, os homens passarão através de quatro idades, assim, se assemelham a todas as coisas. Nosso parente mais próximo entre os de 4 patas, é Tatanka, o Búfalo, quero dizer que foi estabelecido parentesco comigo. Me disponho a preparar um emplasto consagrado para esta virgem, A-Mulher-Búfalo-Branco-Aparece e recebí do Búfalo o poder para fazê-lo. Todas as coisas e todos os seres foram reunidos aqui para que sejam testemunhas disto e para ajudar-nos. E que assim seja! Hetchetu Yelo!” Se fez fumaça com erva aromática e Búfalo Lento, pondo-se de pé, purificou todo o seu corpo. Antes de preparar o lugar sagrado, era necessário que Búfalo Lento demonstrasse que realmente possuía o poder do Búfalo, por isto cantou um canto de Mistério que o Búfalo lhe havia ensinado:

“Venham ver isto
Vou preparar um lugar que é sagrado
Venham ver ela
A-Mulher-Búfalo-Branco-Aparece
Está sentada de uma maneira sagrada
Todos venham vê-la.”

Quando terminou este canto, Búfalo Lento gritou: “Huh!” Semelhante ao mugido do Búfalo, e de sua boca saiu um pó vermelho, tal como pode fazer um Búfalo fêmea quando tem um bezerro. Búfalo Lento fez aquilo seis vezes e lançou a fumaça vermelha sobre a menina e depois sobre o lugar consagrado. Toda a tipi estava repleta desta fumaça vermelha, as crianças que espiavam por uma abertura da porta sentiram medo e fugiram depressa, pois era uma coisa assustadora.

Búfalo Lento pegou então sua lasca de pedra e depois de purificá-la na fumaça aromática, golpeou o solo no centro da tenda e fez uma cavidade semelhante ao leito de Búfalo, com a terra que retirou fez um montinho a Leste do buraco. Continuando pegou um pouco de tabaco e depois de erguê-lo para o céu o pôs no centro do lugar ritual, logo traçou com tabaco uma linha que ia de Oeste a Leste e outra que ia de Norte a Sul, formando uma cruz. Todo o Universo se achava agora contido naquele espaço de Mistério. Por último, Búfalo Lento pegou um pouco de pintura azul e depois de erguê-la para o céu tocou com ela o centro da cruz. Logo em seguida passou a pintura azul sobre as linhas de tabaco, primeiro em direção Oeste-Leste e depois na direção Norte-Sul.

O emprego desta cor azul é muito importante, sua santidade é evidente quando se compreende seu significado, pois, como muito se diz, o poder de uma coisa ou de um ato reside na compreensão de seu significado. O azul é a cor dos Céus, ao pôr o azul sobre o tabaco, que representa a terra, nós unimos o céu e a terra, e tudo é unificado.

Búfalo Lento pôs então o crâneo de Búfalo sobre o montinho, com a face voltada para a direção do Leste, logo pintou um círculo vermelho ao redor do crâneo e uma linha reta da mesma cor desde a parte superior da cabeça entre os chifres, até a frente, e pôs as cerejas na água, para representar os frutos da terra, que são semelhantes aos frutos dos homens. A Cerejeira representa o Universo, e se extende desde a terra até o céu. Os frutos dessa árvore que são vermelhos como nós, e assim como nós são frutos da nossa Mãe Terra, por isto, e por mais razões que não poderia enumerar, a Cerejeira é para nosso povo muito Wakan. Búfalo Lento confeccionou um pequeno atado com ervas aromáticas, cachos de cereja e pêlos de um Búfalo vivo. Estes pêlos são sagrados, porque ficaram enroscados em uma cerejeira, e foram retirados dela, uma vez que o Povo dos Búfalos também tem uma religião, esta é uma oferenda que foi feita à árvore.

Então, A-Mulher-Búfalo-Branco-Aparece, levantou-se e Búfalo Lento, erguendo o pequeno atado de substâncias misteriosas sobre a cabeça da menina falou assim: “O que está em cima de sua cabeça é como o Grande Espírito, pois, quando está de pé te extendes da terra até o céu, e tudo o que está acima de sua cabeça é como o Grande Espírito, tu és a árvore da vida. Agora, será santa! Que tuas gerações dêem muitos frutos! Aonde quer que seus pés pisem, o solo será santificado, pois a partir de agora levará contigo uma força poderosa. Que os Quatro Poderes do Universo te ajudem a purificar-se, pois nesse momento em que pronunciarei o nome de cada Poder, tocarei com este pequeno atado, cada lado de teu corpo de cima abaixo.

Que as águas purificadoras da Direção onde se põe o Sol, desçam para purificar-te! Que sejas como a neve purificadora que vem da Direção onde vive Wazia! Que a Luz da Alma te dê sabedoria quando a Aurora do dia descer sobre ti! Que o Poder da Direção para a qual sempre retornamos te purifique e que os povos que tem caminhado por este Caminho Reto e Bom te ajudem a purificar-se! Que tu sejas como o Cisne Branco que vive na Direção para onde olhas e que teus filhos sejam tão puros como os filhos do Cisne!”

A menina se sentou e Búfalo Lento contou a assistencia como, em sua visão, havia recebido seu poder do Búfalo: “Vi uma grande tribo que levantava seu acampamento e se dispunha a partir. Me dirigi para eles quando de pronto se agruparam em círculo e me encontrei no meio deles. Conduziram uma menina até o centro e me disseram que esta menina havia de ser purificada segundo o costume de sua tribo, Então, prepararam um emplasto ritual em forma de leito de Búfalo e puseram na menina, logo me pediram que soprasse sobre ela para purificá-la e eu soprei sobre ela. Então me disseram que queriam ensinar-me sua maneira de fazê-lo que era melhor, e imediatamente se transformaram em Búfalos e chegou um Grande Búfalo e soprou soltando um pó vermelho, sobre o pequeno bezerro que estava no centro, e estando o bezerro ali estendido, todos os Búfalos vieram e o lamberam e cada vez que o lambiam respiravam ruidosamente e uma fumaça vermelha misteriosa saía de suas narinas e de suas bocas. Me disseram que assim era como purificavam seus filhos e que o pequeno bezerro, agora que já estva purificado, continuaria vivendo e daria fruto santamente, e que, continuando sua vida, chegaria ao final das 4 idades. Esta menina, disseram, iria por seu Caminho Sagrado, sendo guia de seu povo e ensinaria a seus filhos os Caminhos de uma maneira santa pelo Caminho de Mistério. Depois de mostrar-me isto estabeleceram um parentesco comigo: me mostraram um Búfalo adulto e me disseram: “Este será teu Avô.” e mostrando-me um mais jovem, me disseram: “Ele será teu pai.” logo me mostraram um Búfalo fêmea e me disseram: “Ela será tua Avó.” e por último me mostraram um Búfalo fêmea mais jovem e me disseram: “Ela será sua Mãe.” Declararam que devia regressar junto ao meu povo com este parentesco quartenário e ensinar-lhe o que havia aprendido.

Isto é o que vi e isto é o que estou fazendo ao purificar deste modo uma menina de minha própria tribo, esta virgem, A-Mulher –Búfalo-Branco-Aparece, é o pequeno bezerro que vi. Agora quero deixá-la beber da água sagrada e esta água é a vida.” Búfalo Lento cantou outro de seus cantos:

“Estes povos são sagrados
Desde todas as partes do Universo vêm ver isto
A-Mulher-Búfalo-Branco-Aparece
Está sentada aqui de uma maneira sagrada
Todos vêm vê-la”

Búfalo Lento levantou o crâneo de Búfalo pelos chifre e enquanto cantava seu canto saiu fumaça vermelha pelas narinas do crâneo, logo, fazendo como se fosse um Búfalo, se pôs a investir sobre a menina com o crâneo, guiando-a para a cumbuca cheia de água, uma vez ali, a jovem se curvou e bebeu quatro goles, e ao vê-a fazer isto todos os presentes se alegraram. Então, deram um pedaço de carne de Búfalo, para Búfalo Lento, que depois de purificá-lo na fumaça de ervas aromáticas e de oferecê-lo as seis direções, o segurou diante da menina e disse:

“Oh, A Mulher Búfalo Branco Aparece, tens orado ao Grande Espírito, de agora em diante caminharás entre a tribo segundo o Mistério e serás um exemplo para eles. Amarás as coisas que no Universo são mais sagradas, serás como nossa Mãe Terra, humilde e fecunda! Que teus passos e os passos de teus filhos sejam firmes e respeitosos! Assim como o Grande Espírito tem sido misericordioso contigo, também tu serás misericordiosa com os demais, sobretudo com as crianças sem pais... quando uma destas vier a tua tenda, ainda que só tenhas um pedaço de carne que tenha colocado na boca, o retirarás e o darás a esta criança. Serás assim generosa! Quando puser este pedaço de carne em sua boca, nos recordaremos todos, da misericórdia do Grande Espírito que atende as nossas necessidades, do mesmo modo, tu atenderás as necessidades de teus filhos.”

Búfalo Lento pôs o pedaço de carne na boca da menina. Continuando, a cumbuca de água com as cerejas deu a volta e todos na tenda beberam um gole dela. Logo Búfalo Lento pegou o Cachimbo que estava apoiado no secador de carne e erguendo o canhão para o alto, disse quatro vezes: “Hi-ey, hey-i-i!” e pronunciou esta oração: “Avô Wakan Tanka, olha para nós! Este povo e todas as gerações futuras são tua. Olha esta virgem, A-Mulher –Búfalo-Branco-Aparece, que foi purificada e honrada neste dia feliz! Que tua Luz que nunca se escurece esteja sempre com ela e com todos seus parentes! Avó e Mãe Terra, a tribo caminhará sobre Ti! Que ela siga o Caminho de Mistério com a Luz, sem a escuridão da ignorância!

Que se recordem sempre de seus parentes das Quatro Direções, e saiba que são parentes de tudo quanto se move no Universo, e acima de todos, o Búfalo, que é o Chefe dos de 4 patas e ajuda a criar a tribo! Oh, Wakan Tanka! Ajuda-nos e tem misericórdia de nós, para que vivamos de uma maneira feliz e santa! Tem misericórdia de nós para que vivamos!”

Então, todos exclamaram: “Hi, ho! Hi, ho!” E se alegraram. Levararam A-Mulher-Búfalo-Branco-Aparece para fora da tenda e o povo se preciptou a tocá-la com as duas mãos, pois agora ela era mulher e o ritual feito para ela lhe havia conferido muita força misteriosa. A tribo estava em festa, o povo lhe deu muitos presentes e todos estavam contentes por causa do grande acontecimento daquele dia. Assim foram instituídos os ritos de preparação da menina para se tornar mulher, e têm sido fonte de muita força espiritual, não só para nossas mulheres, como para toda a tribo.

Alce Negro