O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


Lua do Tempo Frio - de 24/10 a 21/11 - A Cobra - O Poder da Transmutação



Cobra... Venha deslizando
com fogo nos olhos,
morda-me, desafie-me,
permita que eu me realize.
Seu veneno transmutado
acende a chama eterna,
abra-me as portas do céu,
cure-me uma vez mais!

A Lua do Tempo Frio é a segunda Lua de Mudjekeewis, o Guardião do Oeste. Considerando que também é do Clã do Sapo, o Clã da Água, esta Lua dá para as pessoas nascidas sob ela, uma advertência sobre o que pode acontecer-lhes se elas permitirem que sua energia corra sem nenhuma direção. Fazendo isto, literalmente, elas serão congeladas, impossibilitando que mais energia venha para dentro delas. Esta Lua também lhes fala que às vezes é necessário congelar sua energia por um determinado tempo, até que elas se sitam abertas e seguras o bastante para lidar com isto.

Mudjekeewis, traz como presente, a introspecção e a força de um Espírito Guardião muito apropriado para trabalhar esta energia. Com estes presentes, ele tem a habilidade para ajudar as pessoas nascidas na Lua do Tempo Frio, a ampliar a força que já é deles por natureza, ensinando a direcioná-las. O totem animal para as pessoas nascidas nesta Lua é a Cobra. Cobras têm um excelente olfato e uma boa visão. A falha destes sentidos, só ocorre quando ela se encontra no período de troca de pele, quando os olhos parecem embaçados, com a pele por cima deles, e consequentemente atrapalhando também o olfato. Cobras são muito adaptáveis ao seu ambiente. Elas são perfeitamente sensíveis ao toque e as vibrações, em parte porque tem o sangue frio e são dependentes do calor do seu ambiente.

A Cobra é muito respeitada pelos Nativos Norte Americanos. A Cobra Emplumada era o símbolo dos Anciões dos Impérios Maia e Asteca, representando os poderes da transformação que eles obtiveram junto com seus sacerdotes. Para o povo Hopi, a Cobra é uma mensageira de outros reinos, que tem a capacidade para trazer as chuvas. Para os Ojibway ela representa a paciência, o Clã da Cobra é um dos Clãs mais Sagrados deles. A maioria das outras tribos também atribuem poderes especiais à Cobra, e muitos têm Clãs de Cobra que executam funções especiais.

Como seu totem, as pessoas da Lua do Tempo Frio tendem também a ser misteriosas e reservadas. Elas dedicam boa parte do seu tempo para ouvir as outras pessoas, mas, são extremamente relutantes em revelar os seus segredos mais íntimos. Por causa disto, às vezes são mal compreendidas. Como a Cobra, as pessoas deste totem têm também sentidos super-aguçados, a prova disso, é que elas geralmente descobrem a verdade sobre as pessoas em diversas situações. Elas têm olhos aguçados que lhes permitem ver a Alma profundamente, quer seja, a sua ou a dos outros. Estes sentidos só lhes faltam quando se encontram perturbadas, fato este que impede sua força de fluir suavemente por elas. Elas são pessoas adaptáveis, e com seu totem animal, têm a habilidade para trocar sua pele velha, idéias, ambientes ou sentimentos, esta transformação ocorre em uma fase nova do seu ser. Mudanças nunca são fáceis para elas, mas quando a fazem, é permanentemente até acharem que é tempo de seguir um novo caminho.

Na visão Nativa Americana, as pessoas nascidas sob o totem da Cobra são merecedoras de respeito por causa do poder de transformação que levam dentro de si. Essas pessoas podem também ser mensageiras e trazer mensagens que todos nós precisamos ouvirm se nós aprendermos a escutar nossa voz interior, nós poderemos ouvi-las. Estas pessoas podem ainda demonstrar uma paciência notável, se aprenderem a manter suas energias em equilíbrio. Porém precisam compreender a importância de serem fortes e manter sua raiz na Terra, porque elas precisam da ajuda da Mãe Terra para aprender canalizar corretamente toda a energia que carregam dentro de si. Todas as pessoas do totem da Cobra têm a habilidade para serem muito úteis para o mundo ao seu redor, mas algumas delas perdem esta oportunidade, porque se cobrem de cascas espinhosas, e só algumas pessoas mais sensíveis e íntimas têm o poder para ver as coisas boas que estão escondidas embaixo desta camada exterior.

As pessoas do totem da Cobra, podem limpar e curar seu próprio corpo ou dos outros através dos poderes latentes que possuem para discernir o que é realmente maléfico. Elas podem dirigir suas habilidades curativas para qualquer ponto da natureza. Quando essas pessoas estão doentes ou confusas, elas precisam usar primeiramente sua energia em benefício próprio para encontrar seu equilíbrio, antes que qualquer outro tipo de tratamento possa ser totalmente realizado. Elas são teimosas, críticas, ciumentas e determinadas, quando estão com raiva, são capazes de terem pensamentos de vingança terríveis, que terminam prejudicando o seu próprio ser. É importante para elas, quando se acharem nesta condição, lembrarem-se que elas têm o poder que precisam para canalizar sua energia para fazer algo útil e agradável.

As pessoas do totem da Cobra podem transmutar as coisas com as quais elas entram em contato. Elas têm habilidade para trazer mudança para quaisquer das coisas que estejam envolvidas. Podem adaptar-se as situações ao seu redor, moldando-as do jeito que elas desejam. Elas têm alto grau de energia que as companha por um grande período de tempo. Elas são capazes de administrar suas energias ao máximo para tudo e todos que estão ao seu redor. Têm grande apego ao mundo espiritual, como também o material. Por causa da sua natureza inquisitiva, investigativa, podem trzar o conhecimento destes mundos de uma maneira que pode ser compreendida facilmente pelas outras pessoas.

As pessoas do totem da Cobra, têm poderes espirituais particulares. Quando em equilíbrio, são muito sensíveis à voz do Espírito, capazes de receber muitos tipos de energia sutilmente. São talentosas nos reinos psíquicos, não importando para isso o seu grau de desenvolvimento espiritual. Este presente pode ser uma bênção ou pode ser muito prejdicial a elas. Porque este presente deverá ser usado para o bem da humanidade, e não para o seu próprio lucro pessoal o que lhe causaria grandes infortúnios posteriormente, tais como perturbações psíquicas e espirituais. A cor das pessoas deste totem, é o laranja claro que é visto ocasionalmente no céu durante o pôr-do-sol. Esta é uma cor que simboliza o que é vital, intelectual e capaz de aplicar qualquer conhecimento que tenham estudado. É uma cor que permite controlar e entender a mente, o corpo, as emoções e o Espírito. Também é uma cor que significa uma pessoa ambiciosa e que se orgulha do trabalho que realiza. Estas pessoas têm habilidade para observar a vida sutilmente e as lições que ela lhes dá, e aplicar estas lições nas suas próprias vidas e nas vidas dos outros.

Quando as pessoas nascidas sob outros totens encontram-se nesta posição (na Lua do Tempo Frio) na Roda da Medicina, elas podem aprender com seu próprio poder para transformar o seu íntimo e podem trazer lições de harmonia que aprenderam em outras posições na Roda da Medicina. Elas também podem aprender nesta posição o poder de adaptar-se, paciência, tenacidade, ambição e poder. Pessoas do totem da Cobra, passando por este ponto na Roda da Medicina, são frequentemente capazes de executar ações heróicas para ajudar seus irmãos, Filhos da Mãe Terra. As pessoas do totem da Cobra são compatíveis com seus irmãos do Clã do Sapo, o Puma e o Pica-Pau, e também com as pessoas do Clã da Tartaruga, o Ganso da Neve, o Castor e o Urso Pardo. Tendo uma afinidade ímpar com as pessoas do totem do Castor.

Seu mineral é o Cobre, ao qual é atribuído uma grande variedade de poderes especiais. Basicamente é usado para ajudar na purificação do Espírito e do sangue. Sua pedra é a Malaquita, que é um carbonato de Cobre. Esta pedra tem poderes espirituais inacreditáveis. O mais importante é que esta pedra eleva a sensibilidade da pessoas e seu Espírito. Ela é considerada uma pedra que aumenta a receptividade das pessoas do totem da Cobra, para todas as formas de energia sutil e que aumenta seus poderes psíquicos. Sua planta é o Cardo, que é rico em minerais e usada tradicionalmente pelos Xamãs, para resolver problemas digestivos, baixar a febre, expelir lombrigas e aumentar o leite das mães. Considerada uma erva para todos os propósitos, capaz de curar a maioria dos males conhecidos, fortalecendo todos os órgãos internos do corpo e ajudando a curar todos os tipos de dores.
Fonte: Lobos do Cerrado