O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


Oyate Wacinyapin – Russell Means


 
O Trovão Oglala Siox que estremeceu o governo americano

Seu nome em Lakhota significa Obras Para O Povo. Nasceu em Wanblee, South Dakota, na Reserva Indígena Pine Ridge, no dia 10 de novembro de 1939, sob a Lua do Tempo Frio, a segunda Lua de Mudjekeewis, Guardião do Oeste, a Direção de onde vem o Trovão, o Relâmpago e a Chuva. Tendo como seu totem animal a Poderosa Cobra e carregando dentro de si, o poder da transformação, para ele mesmo e para o seu povo.

Sua infância foi dura, ele viveu em várias reservas indígenas em todo os Estados Unidos. Seu pai, Means Hank, desgostoso e sem nenhuma esperança para o futuro, assim como quase todos os homens das Reservas Indígenas Americanas, se tornou alcoólatra e Russell Means,o filho mais velho, caiu em anos de evasão escolar e drogas antes de encontrar propósito no Movimento Indígena Americano (AIM) e se tornar o índio americano mais conhecido desde Sitting Bull e Crazy Horse. Doutorado em Estudos Indígenas pela Sinte Gleska University é o líder indígena mais revolucionário do final do século XX.

Means tem sido ativo em questões internacionais de povos indígenas junto às Nações Unidas, incluindo o trabalho com grupos na América Central e do Sul. Ele tem sido ativo também, na política em sua terra natal, Pine Indian Ridge Reservation, e em nível estadual e nacional.

Hoje, aos 72 anos e com câncer de esôfago, continua a ser uma das vozes mais magnéticas da América e luta pelo estabelecimento de uma Escola de Imersão Total, que é baseada em um conceito criado pelo povo Maori, da Nova Zelândia, onde as crianças indígenas da América do Norte estarão imersas na linguagem, cultura, ciência, música e narração de histórias de seu próprio povo, que irá devolver-lhes sua identidade e lhes dar um sentido para a vida.

Fonte: baseado no russelmeansfreedom.com