O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


“Quando você estiver completamente misturado com todas as coisas, então você realmente fará parte do Todo.”




Pedras que demarcam o Espaço Sagrado,
O elo da vida que se completou.
Que venham a Águia, o Coiote, o Urso cantar
Com o Grande Búfalo Branco.
Aqui, saudamos os ventos da mudança,
Louvamos o Avô Sol,
Aqui, exaltamos a integridade de tudo
Que unido se torna um só

Canção da Meia Noite (Jamie Sams)

Eu vi de cima de um morro, árvores, e passava uma brisa suave. Os capins da pradaria movimentavam-se gentilmente. Então, eu vi um círculo de pedras, aproximdando-se para o Centro da Roda, o Arco Sagrado do meu Povo. Dentro do Centro do Círculo, tinha um crâneo de Búfalo, e chegando ao desfiladeiro, de 4 Direções, achamos animais. Assim, o Círculo se fechava, e vi que nosso povo não usava roupas e adquiria os costumes animais. Ele se movia para o Círculo e cada grupo na direção do Sol, fazia um círculo completo, antes porém, eles estabeleciam seu lugar na Roda.

Primeiro, as pessoas chegavam do Norte, o lugar do inverno, o tempo de descansarmos e à Mãe Terra. O lugar que representa o tempo quando nós teremos cabelos brancos de neve em cima de nossas cabeças, quando nos prepararemos para mudar mundos e formas. Então, aqueles que terminaram subiram para o Leste, o lugar da consciência, do nascimento e da primavera, o lugar que representa humanos nascendo e começando. O próximo lugar representava o Sul, o tempo do verão, os anos de frutificar e rápido crescimento. Então, tinha o povo que chegava para o Oeste, o tempo de abandonar-se. Quando nós colhemos nossos resultados, quando nós obtemos o conhecimento necessário para centrar-mos a nós mesmos. O Oeste é o lar do Vento Oeste, o Pai de todos os Ventos.

Todos os povos estavam cantando a canção das estações, de seus minerais, de suas plantas e de seus totens animais. E eles cantavam canções de cura da Mãe Terra. Um líder deles dizia: “Façam a Medicina do Círculo Sagrado prevalecer. Façam muitas pessoas em torno da Terra chegarem ao Círculo. E façam preces à Mãe Terra.” Nesta visão, nós reuníamos os povos de todos os Clãs, de todas as Direções, de todos os totens, e em seus corações eles carregavam a paz. Essa é a visão que eu vi.

Quando você estiver completamente misturado com todas as coisas, então você realmente fará parte de um Todo. O conhecimento da Roda Medicinal é necessário em seu tempo. Nós sentimos que a humanidade é para crescer, nós deveríamos todos ter um entendimento sobre o meio ambiente. Vocês se afastaram das coisas naturais, o que lhes causou muitas doenças. Hoje muitas pessoas estão tentando restabelecer seu equilíbrio com a natureza. Pessoas estão se voltando para alimentos naturais e cura natural, e existe um grande movimento de volta à Mãe Terra.

Mesmo em sua sociedade industrializada, vocês estão sentindo a necessidade de restabelecer o equilíbrio com a natureza. Existe um mundo mágico onde todas as coisas estão conectadas com você, e você está conectado com todas as coisas. Este mundo mágico consiste de uma real e linda Terra, sempre a nossa volta e todas as suas relações nela. Vocês têm esquecido que nós estamos conectados às nossas relações na Terra, não apenas com a nossa família humana. Vocês têm esquecido de sua responsabilidade para com todas essas relações, assim como temos responsabilidades com nossas famílias humanas.

Vocês têm se aprisionado a si mesmos nos pequenos mundos que criaram. Vocês têm esquecido de ouvir as estórias e canções que os Ventos podem trazer para nós. Vocês perderam a habilidade para escutar as plantas, elas nos contam como podemos nos alimentar para viver com saúde. Vocês perderam a habilidade de ouvir os animais, eles nos dão sua dádiva de aprendizado, riso e amor. Vocês têm cortado a si mesmos de todas essas relações, e ficam maravilhados quando podem reatá-las. A Roda Medicinal é um Círculo Mágico, que engloba todo o mundo. Assim, você andando nele, o achará maravilhoso de dentro e de fora. Com tenacidade, você descobrirá a maravilha de saber sobre você mesmo.

Quem é você? O que você quer? E o que você pode fazer nesta hora da vida? Meu povo sabe sobre o Círculo Mágico. Nós o respeitamos e o usamos todos os dias da nossa vida. Quando nós construímos nossos lares, é em forma de círculo. Quando nós vamos purificar nossos corpos ou nossas mentes, é dentro do círculo, que representa o útero materno e o útero da Mãe Terra, que nos sustenta enquanto vivemos. Quando chamamos para um Conselho, nós fazemos um círculo, então tudo é incluído, em igualdade, com voz igual. Quando fazemos música, nós fazemos em volta do tambor.

Nós dançamos em círculo. O rítmo do tambor representa o rítimo de nossos corações e o rítmo da Mãe Terra. Quando dançamos, levantamos nossos braços através dos paraísos, do lugar acima da Terra, para o Céu e para a Terra, com nossos corpos como transmissores. Nós vemos a vida, como um círculo de vida para o norte, para o renascer. Nós sabemos como aprender e celebrar os ciclos de nossas próprias vidas. Tanto que somos hábeis para fluir com a mudança de energia que chega com as diferentes idades.

Nós sabemos, que nós, como as estações, passamos por várias fases, assim como o Círculo da Vida e o tempo, passam à nossa volta. Nós sabemos que o tempo é a queda de rítmo, quando a vida cessa de crescer. O Círculo é tão importante para nós, tão essencial para vivermos, que desenha nossos caminhos. Para relembrar o Círculo, lembre-se que você sempre está viajando ao redor dele. Entrar no Círculo, é um ponto, e quando nós entramos no Círculo, ele nos dá poderes, dádivas e responsabilidades. Nosso ponto inicial é determinado pela Lua (mês) sobre a qual nós nascemos. Diferentes pontos iniciais são governados por diferentes Clãs ou Elemento ao qual cada um de nós está ligado.

Os Clãs Elementais determinam nossos relacionamentos para com os outros elementos e para com os outros pontos da Roda Medicinal, e não são estáticos. Os pontos iniciais também são governados por um Espírito Guardião de uma Direção. Em nossa visão, as pessoas não estão limitadas na sua posição inicial, Direção ou Clã. Elas devem viajar tão longe quanto puderem em volta da Roda, experimentando as lições, mudanças, forças e fraquezas de tantas posições quanto possíveis. Cada posição tem algo para nos dar, algo que engrandece e enriquece nossas vidas. A essência da Roda Medicinal é o movimento e a mudança. Através desse conhecimento, nós nos esforçamos para permitir a nós mesmos a mudança necessária. Nós sabemos que nós contemos todas as manifestações dentro de nós mesmos. Se nós abrirmos nossos corações, a luz do amor e a Unidade, que criou o Universo, poderá brilhar e iluminar o mundo.

Sun Bear

“A essência da Roda Medicinal é o movimento e a mudança.”