O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


O Centro da Roda


                                                
“No princípio todas as coisas estavam na mente de Wakonda. Todas as criaturas, incluindo o homem, eram espíritos. Moviam-se no espaço entre a Terra e as Estrelas. Andavam em busca de um lugar onde pudessem tomar uma existência corporal. Ascenderam até ao Sol, mas o Sol não era adequado para viver nele. Mudaram-se para a Lua e viram que também não era boa para fazer dela a sua morada.

Então, desceram à Terra. Viram que estava coberta de água. Flutuaram pelo ar dirigindo-se para o Norte, para o Leste, para o Sul e para o Oeste e não encontraram terra seca. Sentiram-se muito penalizados.

Mas logo, da água surgiu um grande rochedo. Estalou em chamas e as águas ascenderam pelo ar, sob a forma de nuvens. Apareceu a terra seca, cresceram as ervas e as árvores. A multidão de espíritos desceu e converteu-se em seres de carne e osso. Alimentaram-se das sementes, das plantas e dos frutos das árvores. E a Terra vibrava com as suas expressões de alegria e gratidão para com Wakonda, o Criador de todas as coisas.”

(Chefe Wakidezhingan)


O Centro da Roda Medicinal, o Criador, fica sozinho. O objeto representando a força do Criador pode ser uma pedra de qualquer tipo, um crânio de Búfalo, uma drusa de cristal, ou qualquer objeto de grande significado para a pessoa que constroe a Roda. O Criador é tudo isto ou nada disto. O Criador é o começo e o fim da vida, o Grande Mistério, dentro de todas as coisas e em torno delas, a energia Universal, que muitas pessoas encaram como Deus. Em muitas línguas nativas, a palavra para o Criador, não é um substantivo, mas sim um verbo, indicando o movimento, a atividade, a pulsação, desta força sagrada e infinita.

Porque o Criador está em todas as coisas, não há totens associados nesta posição. Todos os minerais, as plantas, os animais, as cores, os humanos, os espíritos, são parte do Criador. A pedra do Criador é o lugar da Roda Medicinal que ensina você sobre as suas próprias habilidades de criar, sobre a sua fé, sobre sua própria sacralidade e sobre sua habilidade para se desenvolver até a plenitude.

Quando você estiver com medo, quando não tiver energia suficiente, quando estiver com medo de criar coisas com sua mente ou quando quiser criar coisas com a sua mente, quando sentir que não tem um profundo conhecimento do Universo, você deve ir ao Centro da Roda Medicinal e pedir pela ajuda que necessita. Quando não estiver seguro quanto aos seus valores espirituais ou quando sentir a necessidade de mudar ou quando desejar uma iniciação numa forma diferente de encarar a vida, em todas estas ocasiões, deve-se dirigir para o Centro da Roda Medicinal.

Sun Bear