O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


A Dança da Roda Medicinal


Roda de Cura criada por Wakan Wood - Artesanato Xamânico
Para dançar com a Roda, é preciso aprender os passos da dança. Como a maior parte das cerimônias são baseadas na Mãe Terra, a Roda Medicinal, apresenta-se bem simples. Trata-se de uma estrutura de 36 pedras. Ainda existem inéditos níveis de significado para este simples círculo e as linhas internas do círculo. Para entender a dança da Roda Medicinal, você deve primeiro saber que a Roda Medicinal é uma visão simultânea de 20.000 Rodas Medicinais. Essas Rodas Medicinais serviam para muitos propósitos para o povo nativo da América do Norte.

Elas eram o cerimonial central da cultura, laboratórios astronômicos e lugares que as pessoas poderiam chegar para marcar o tempo e mudar as suas próprias vidas, assim como a vida da Terra. Elas eram lugares para rezar, meditar, contemplar o grau de entendimento de nós próprios e nosso relacionamento com toda a Criação. Rodas Medicinais eram usualmente colocadas em áreas onde a energia da Terra poderia ser fortemente sentida e seu uso na cerimônia faz esta energia ficar ainda mais forte. Consequentemente, áreas da Roda Medicinal fazem com que o corpo chame novos vórtices: lugares de intensas energias da Terra e de cura. As novas áreas onde tem Rodas Medicinais têm sido construídas e servem para a mesma função.

Formas de Rodas Medicinais existem por todo o Globo desde o Grande Círculo de Pedras da Europa até as Mandalas na Índia. Todas elas são remanescentes do passado, quando o mundo era guiado pela lei de relacionamentos corretos, respeito humano a todos os seres, A Todas As Nossas Relações – minerais, plantas, animais e espíritos em cima da Mãe Terra. Estudar a Roda Medicinal ajuda você a lembrar sua conexão com todos os aspectos do Universo. Cada pedra na Roda Medicinal é uma ferramenta para ajudar você a entender traços de seu passado que moldam o presente e o futuro planetário. Cada posição na Roda Medicinal afetará diretamente a você e algum ponto de sua vida.

A Pedra do Criador, é o Centro da Roda Medicinal, assim como o Criador é o Centro de toda vida, sempre criando, começando, encerrando, sempre movendo a Roda, sempre continuando. Deste Centro irradia a energia que cria todo o resto da Roda. As sete pedras que circundam o Criador formam o Centro do Círculo da Roda e representa a Fundação de toda a vida.

Ligeiramente para o Suldeste está a pedra que representa a Mãe Terra, a entidade que nos dá o nosso lar e as nossas vidas. Continuando no sentido do Sol (sentido horário) como sempre fazemos quando usamos a Roda Medicinal, está a pedra do Pai Sol que esquenta e nutre a vida. A Próxima é a Pedra da Avó Lua, que gira nossos sonhos e visões, acompanhada pela pedra do Clã da Tartaruga, representando o Elemento Terra, o Clã do Sapo, representando o Elemento Água, o Clã do Pássaro Trovão, representando o Elemento Fogo e o Clã da Borboleta representando o Elemento Ar. Estas sete pedras ensinam sobre a construção básica dos blocos de vida.

As pedras ancoradas para o Centro do Círculo da Roda Medicinal, estão nas quatro pedras honrando os Espíritos Guardiões das Quatro Direções: Wabose, no Norte; Wabun, no Leste; Shawnodese, no Sul; e Mudjekeewis, no Oeste. Essas pedras dos Espíritos Guardiões das Quatro Direções, dividem o Círculo em quadrantes que servem de fronteiras paras as 12 pedras das Luas do outro círculo. Essas pedras representam as Luas que dividem o ano. Delas, aprendemos mais sobre cada estação, cada hora do dia e hora da vida, e cada mineral, planta, animal, Clã Elemental e Espíritos Guardiões em direção ao Centro do Círculo. Eles representam qualidades que alcançamos no Espaço Sagrado do Criador.

Essa simples descrição física da Roda Medicinal proporciona a você o primeiro degrau para dançar com a Roda. Mas, para realmente entender a Roda, sua compreensão tem que superar o físico e o intelectual. Você nunca poderá dançar bem se você estiver sempre pensando sobre onde colocar seus pés. Para dançar, você precisa ouvir a música e permitir que a música seja parte de seu corpo e ser. Isso leva tempo e prática. Quando você estiver pronto para começar, siga a técnica simples, a primeira de muitas que ajudarão você a dançar a Roda.

Essas técnicas são chamadas visualizações. Elas proporcionam caminhos para ver naturalmente, sentir e imaginar a si próprio e sua vida como algo diferente do agora. Todas as visualizações, se tratadas com respeito, podem, através das cerimônias, dar um modo para conectar a nossa energia com a energia do Universo e para agradecer o Universo e todas as suas partes, pelo presente da vida.

Sun Bear

Rodas de Cura Wakan Wood - Artesanato Xamânico

Tabuleiro / Oráculo da Roda de Cura
As Rodas de Cura Wakan Wood são confecionadas em madeira entalhada, pintada e envernizada no formato de tabuleiro, com as 4 direções (norte, sul, leste e oeste), 4 elementos (ar, água, fogo e terra), 4 animais, dois caminhos sagrados (flexa caminho vermelho da vida e flecha caminho azul do espírito) e as posições das 36 pedras de cura. No verso do tabuleiro é entalhado o Labirinto Hopi para realizar a meditação do Labirinto. Acompanham 36 pedras coloridas e apostila (polígrafo) com explicação detalhada sobre as posições das pedras e demais tradições e rituais das Rodas de Cura.
Solicite orçamento pelo e-mail: wakan.wood@gmail.com
Informe o CEP do endereço de entrega para que possamos te enviar o orçamento completo