O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


Mishunka

"Quando tiverem matado o último animal,
Pescado o último peixe,
Cortado a última árvore,
O homem tardiamente verá,
Que dinheiro não se come"


Autor: Sábio Chefe Lakota-Oglala-Sioux Tatanka Lyotake

***

Mishunka Marcelo,

"Shunka", significa literalmente "ser", "um ser espiritualizado", "irmão( ser), amigo (ser), ser relacionado...

"Mishunka" = que é relacionado, próximo, perto, "meu".

Veja, também "Wakanshunka/Shunkawaka"= Cavalo (ser) que é abençoado, sagrado.

O respeito do povo Lakota-Oglala-Sioux pelos animais, principalmente pelo cavalo, é de tocar o coração, sobremaneira. Não que eles não tivessem também pelo "Tatanka"(Buffalo macho) e Pte (a fêmea), mas porque com eles - os Buffalos -, já havia "previamente" acordado que eles estariam sempre ali por perto para manuntenção de vida dos Lakotas-Oglalas-Sioux.

Havia um acordo de caça onde eles se ofereciam em sacrifício para manutenção de vida dos Lakotas-Oglala-Sioux. Tudo, mas exatamente tudo, era aproveitado da caça. Havia o acordo do animal-caça, quero dizer, os Sioux de modo geral, os Oglala, os Dakotas, os Nakotas e outros, só caçavam animais do acordo, isto é, aqueles que TUDO da caça pudesse ser aproveitado SEM QUE NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, fosse atirado fora.

Sawabona

***

É permitida a reprodução desta postagem desde que citada as fontes conforme abaixo:

Escrito por: Hotashungmanitu Tanka na Yutan Kimimila - Witchashawakan
Publicado originalmente por: TLTL - Tipiwaka Lakota Tatanka Lyotake
Blog: wakanwood.blogspot.com