O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


História do Tchanunpa contada por Alce Negro - Hehaka Sapa



Aho kola na Mishunka Tchetan (amigo e meu irmão Gavião)

Nosso Amado Pai Sagrado, Chefe, Xamã, Contador de Histórias, Hehaka Sapa - Oglala Sioux (Alce Negro), em 1947 ditou um livro para que ficasse registrado toda a sua sabedoria para as gerações futuras do seu Povo Vermelho e para quem se interessasse pelo Bom Caminho Vermelho.

Esta é a história do Tchanunpa contada por ele. Por favor publique em seu blog, juntamente com a foto dele. Sentimos daqui o amor de vocês pelo Povo Sioux e sabemos que vocês são Guerreiros do Arco Íris de Wakantanka. Voemos juntos! Mitakue Oyassin.

"Há uma história de como o Tchanunpa primeiro veio a nós. Faz muito tempo atrás, dizem, dois caçadores estavam fora procurando por búfalos; e quando chegaram ao topo de uma alta colina e olharam para o norte, viram um vulto surgindo a uma grande distância e quando chegou mais perto gritaram, "É uma mulher!",...e era. Então um dos caçadores, sendo estúpido, teve maus pensamentos e os falou; mas o outro disse: "Esta é uma mulher sagrada; jogue fora todos os maus pensamentos." Quando chegou ainda mais perto, eles viram que ela usava um fino vestido de pele de gamo, que seu cabelo era muito longo e que ela era jovem e muito bela. E ela sabia seus pensamentos e disse em uma voz que era como um canto: "Vós não me conheceis, mas se quereis fazer como pensais, podeis vir"."

E o estúpido foi; mas assim que parou diante dela, fez-se uma nuvem branca que veio e os cobriu. E a bela e jovem mulher saiu da nuvem, que quando se dissipou o homem estúpido era um esqueleto coberto de vermes. Então a mulher falou ao que não era estúpido: "Tu deves ir para casa e dizer a teu povo que eu estou chegando e que uma grande tenda deve ser construída para mim no centro da nação." E o homem que estava bastante amedrontado, foi rápidamente a seu povo que cumpriu o que fôra determinado; e lá ao redor da grande tenda esperaram pela mulher sagrada. E depois de um tempo ela veio, muito bela e cantando, e enquanto entrava na tenda eis o que cantava:

"Com respiração visível estou andando. Uma voz estou mandando enquanto ando. De maneira sagrada estou andando. Com pegadas visíveis estou andando. De maneira sagrada eu ando."

E conforme cantava, vinha de sua boca uma nuvem branca que era boa de cheirar. Então deu algo ao Chefe, e era um Tchanunpa com um vitelo de búfalo entalhado de um lado para significar a terra que nos sustenta e alimenta, e com 13 penas de águia penduradas na haste para representar o céu e as 13 luas, e estavam amarradas com uma erva que nunca se rompe.

"Olhai!" ela disse. "Com isto vós podeis multiplicar-vos e serdes uma boa nação. Nada além do bem poderá vir Dele. Apenas as mãos dos bons devem cuidar Dele e os maus não devem sequer vê-Lo." Então ela cantou novamente e saiu da tenda; e enquanto o povo assistia a sua partida, repentinamente, Ela se transformou num búfalo branco galopando e bufando; e breve partiu. Isto eles dizem, e se aconteceu assim ou não, eu não sei; mas se pensares sobre isto, poderás ver que é verdade. Agora eu acendo o Tchanunpa, e depois que eu O oferecer aos poderes que são Um Poder, e mandar minha voz para eles, poderemos fumar juntos.

Oferecendo a pitada antes de tudo para o Um sobre nós, então, mando minha voz: He... he...!!! He... he...!!! He... he...!!! He... he...!!!

Avô, Grande Espírito, vós exististes sempre, e antes de vós ninguém existiu. Não há nenhum outro para louvar que vós. Vós próprio, tudo o que vedes, foi tudo feito por Vós. As nações das estrelas por todo o universo Vós as terminastes.

Avô, Grande Espírito, inclinai-vos perto da Terra para ouvir a voz que mando. Vós para onde o sol se põe, olhai-me. Seres do Trovão, olhai-me! Vós onde o Gigante Branco vive em poder, olhai-me! Vós onde o sol brilha continuamente, de onde vêm a estrela da alvorada e o dia, olhai-me! Vós nas profundezas dos céus, uma águia de poder, olhai-me. E vós, Mãe-Terra, a Única Mãe, Vós que mostrastes misericórdia por vossas crianças! Ouvi-me, quatro quadrantes do mundo, um parente sou! Dai-me a força para caminhar sobre a terra macia, um parente de tudo o que existe! Dai-me os olhos para ver e a força para entender, que eu possa ser como vós.

Unicamente com vosso poder posso encarar os ventos. Grande Espírito, Grande Espírito, meu Avô, por sobre toda a terra as faces dos seres viventes são todas semelhantes. Com carinho surgindo do solo. Olhai sobre estas faces de crianças sem número e com crianças em seus braços, e que eu possa encarar os ventos e trilhar o Bom Caminho e o Dia da Tranquilidade.

Esta é a minha reza; ouvi-me! A voz que mandei é fraca, mas com seriedade mandei. Ouvi-me! E é assim. Hetchetu Yelo!

Agora, meu amigo, fumemos juntos o Tchanunpa para que haja somente o bem entre nós."

***

É permitida a reprodução desta postagem desde que citada as fontes conforme abaixo:

Fonte: Chefe Hehaka Sapa - Oglala Sioux (Alce Negro 1863-1950)
Escrito por: Hotashungmanitu Tanka na Yutan Kimimila - Witchashawakan
Publicado originalmente por: TLTL - Tipiwaka Lakota Tatanka Lyotake
Blog: wakanwood.blogspot.com