A presidente Dilma aprovou a construção de Belo Monte, a barragem que irá devastar 400.000 acres da Floresta Amazônica, destruindo o Rio Xingu. O Cacique Raoni chorou ao prever o futuro do povo Caiapó, que será duramente afetado pela represa. Agora suas lágrimas estão inspirando milhões de pessoas a agir para impedir Belo Monte, e nós podemos ajudar.
Nos dias seguintes ao anúncio, uma crescente onda de protestos varreu o país e o Ministério Público Federal do Pará entrou com 11ª ação civil criminal contra Belo Monte pelo cumprimento de medidas prévias exigidas para preparar a região para os impactos sócio-ambientais. A pressão sobre a presidente Dilma está se intensificando e se mais brasileiros agirem, nós podemos ter um impacto importante em conseguir reverter a situação.
O governo ainda pode impedir Belo Monte e desenvolver estratégias de energia alternativa sem destruir ¼ da Amazônia nem violar os direitos de 40.000 indíos e dos ribeirinhos da região, mas isso só vai acontecer se um número suficiente de brasileiros se manifestar. Nos próximos dias, vamos apoiar o Cacique Raoni telefonando intensamente para a presidente Dilma pedindo a ela para salvar a Amazônia. Veja abaixo os números para os quais ligar e o que dizer.
Estes são os números de telefone para ligar para a presidente Dilma:
- (61) 3411-1225
- (61) 3411-1200
- (61) 3411-1201
40% dos requisitos em saúde, educação, saneamento e proteção às terras indígenas não estão sendo garantidos pelo consórcio Norte Energia S.A. (NESA)
Violência e especulação de terras cresceram nos últimos meses enquanto saúde, educação e saneamento são escassos na área de Belo Monte.
Nós devemos impedir Belo Monte agora, antes que o povo Caiapó tome medidas desesperadas e arrisque suas vidas por causa da usina de Belo Monte.
Se não conseguir completar a ligação, continue tentando – isso significa que estamos congestionando as linhas e tendo um impacto.
O Brasil tem o potencial de ser o maior líder mundial em proteção ambiental e no ano que vem vai sediar o Rio+20. Pore´m neste momento, quando outras nações olham para o Brasil, elas vêem um país prestes a destruir a Amazônia com alterações no Código Florestal, tirar à força 40.000 índios e mais os ribeirinhos de suas terras e acabar com o rio Xingu.
Com esperança,
Equipe Avaaz