O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


A Força do Xamã



As forças que harmonizam o Universo escolhem pessoas que julgam merecedoras de manipular as energias da Natureza: são os Xamãs.

Em seus trabalhos, o Xamã conta com espíritos que o auxiliam e realizam seus atos. Nada do que faz é por seu poder pessoal, por sua força. Sempre deverá contar com forças espirituais que através dele realizarão os atos pretendidos. O primeiro auxiliar do Xamã são seus Animais de Poder. Esses são espíritos que vêm ao Xamã para completar sua personalidade, para curar defiências, para dar-lhe as qualidades que estão lhe faltando ou são imcompletas, para protegê-lo e torná-lo melhor. Apresentam-se com a forma animal, representando as características da espécie.

Queremos deixar claro que o Animal de Poder não é uma força interior nossa, mas uma força que nos vem de fora, do mundo espiritual para ajudar-nos. É uma força espiritual que nos acompanha e nos protege e atende a nossos pedidos e necessidades.

Outro grupo de espíritos que ajudam os Xamãs são os chamados espíritos auxiliares. São espíritos que na maior parte dos casos aparecem apenas uma vez, com a missão de socorrer o Xamã em determinado ato de cura, trazendo a capacidade de fazê-lo como se fosse uma especialidade sua. Depois do ato realizado, geralmente voltam para o mundo espiritual e não mais regressam, Eles podem vir espontaneamente, sem que o Xamã os chame, ou pode o Xamã ter acesso a um plano espiritual, a um mundo onde esses espíritos encontram-se, e ali buscar aqueles que as forças que regem o Universo acharem indicados. Se o Xamã consegue essa chave para o mundo dos espíritos auxiliares, terá grande poder, porque sempre que precisar virá um auxiliar em socorro capaz de fazê-lo com êxito.

Pensamos que cada Xamã deve buscar esse acesso para poder cumprir sua missão de ajuda. Mas, a mais importante dentre as forças que trabalham através do Xamã são aquelas que lhe são aliadas ou protetoras. São forças muito potentes da Natureza, que o Xamã conseguiu acessar e entreter com elas uma relação de intimidade, amor e respeito.

Quanto mais desenvolvida for essa aproximação, quanto maior for a união de corações, mais auxílio terá o Xamã e mais poderosas serão suas curas e suas magias. Mas deverá sempre guardar o respeito e o amor pelo espírito que se aproximar. Do respeito e do amor que tiver pela força dependerá sua permanência junto ao Xamã.

Frisamos que são forças da natureza, como o vento, a chuva, o trovão, o sol, a lua, as estrelas... No xamanismo quase nunca se trabalha com espíritos desencarnados, mas com forças muito mais potentes e sem vivências materiais, carnais. Estas condições tornam o espírito não só menos potente, mas também guardando ainda algumas características humanas indesejáveis, como ódio, etc. As forças da natureza são puras, além de mais poderosas.

Djalma Sayão Lobato – Médico Endocrinologista e irmão do Caminho Vermelho