O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


A Cura é o mais importante dos trabalhos Xamânicos


 
É o que denota a bondade do Xamã, seu amor por todos e por tudo que o cerca. Quanto mais amor trouxer em seu coração, mais efetivas serão suas curas, curar é amar. Quando o curador está em ato de cura, transfere para o coração do curando uma grande quantidade de carinho e amor e são essas forças que irão despertar as forças de cura, que irão operar a cura e o alívio dos sofrimentos.

O contato com o Criador e suas forças – sempre que um Xamã exerce suas atividades, o faz em estado ampliado de consciência, ou estado xamânico de consciência. É um estado de consciência especial em que, mesmo viajando por planos espirituais, mantém a consciência da realidade física ao seu redor. Ele pode só entrar em contato com forças espirituais ou ser possuído por uma delas, situação que lhe confere maior poder e maior interação com espíritos. Mesmo nesses casos, o Xamã nunca perde o contato com a realidade física. Essa viagem do Xamã, a chamada jornada xamânica, é uma das principais caraterísticas do xamanismo. Nesses contatos é quando consegue o objetivo de seus trabalhos, de sua missão de cura, de alívio, de proteção.

Isso só é conseguido se o Xamã, por seu esforço e interesse em ajudar e curar, despertar o interesse nas forças espirituais que vêm a ele. Precisará, por seus esforço e dedicação despertar a luz que o torna visível aos espíritos. O Espírito do Amor deve ser trazido para qualquer cerimônia ou ato de cura, juntamente com as poderosas forças que dão o poder ao Xamã, seus auxiliares eventuais e seus animais de poder. Dessa união de forças em torno do Xamã dependerá o sucesso de qualquer trabalho seu.

Os Xamãs consideram importante a verbalização, considerando que o ar expelido pelo ato de falar leva parte de nosso espírito. A visualização do resultado pretendido e a energia da fala, passam ao mundo espiritual carregadas de força e ali se ampliam pela ação das forças espirituais invocadas pelo Xamã. E as energias resultantes dessa soma ficam no mundo espiritual operando sobre o mundo físico, produzindo as alterações necessárias para que o desejo se realize. As forças espirituais atuam progressivamente, produzindo circunstâncias que trabalham sincronicamnete para que o resultado final seja o pretendido pelo Xamã. Se o desejo não estiver nos planos da Criação, não acontecerá.

Quanto maior for a afinidade entre os dois espíritos- o do Xamã e seu proteotr – mais fácil e rapidamente o resultado da magia acontecerá. uanto mais poderosa for a força ou espírito da Natureza que trabalhar com o Xamã, mais poderosa será sua magia. E quanto mais íntima for a relação entre os dois, maior será seu poder também. É de grande importância que o Xamã consiga produzir e liberar grande quantidade de energia no momento de encaminhá-la ao mundo espiritual. É importante saber que essa capacidade de produzir e de liberar energia varia com o estado físico e mental do Xamã.

Em segundo lugar, a presença no ambiente do ritual de objetos que tenham a energia apropriada para o desejo que move a cerimônia. Além dos objetos naturais como cristais, perfumes, pedras, flores, há os objetos de poder que o próprio Xamã prepara para seus rituais. Sempre que o Xamã precisar, empunhando o objeto de poder chamará pelos espíritos e ali eles se farão presente. O objeto representa como que um ponto de encontro entre o Xamã e seus espíritos. É como uma referência, um endereço que os espíritos envolvidos reconhecem. Quanto mais poder o Xamã atribuir e sentir em seu objeto mágico, mais poder resultará de sua utilização, como se os espíritos ligados ao objeto sentissem a confiança que o Xamã deposita na presença e ação colaboradora deles.

Só o amor é capaz de curar. Quem tiver a dádiva de manejar as forças do amor, será um bom curador. Quando um Xamã enfrenta uma sessão de cura, não vê somente a doença, mas o doente como um todo.

Djalma Sayão Lobato – médico endocrinologista – Porto Alegre