O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


A Lição do Cachorro - A Mágica da Amizade Verdadeira



“Não importa quanta seriedade a vida exija, mas cada um de nós precisa de um amigo brincalhão, para se divertir juntos.”

Todas as tribos do Sudoeste e das planícies dos Estados Unidos possíam Cachorros. Estes nobres animais frequentemente alertavam seus donos sobre a aproximação dos inimigos e dos perigos iminentes. Eles ajudavam os caçadores e eram uma preciosa fonte de calor nas longas noites de inverno. Como todas as matilhas possuem diversas linhagens, os Cachorros dos índios do passado eram meio selvagens. No entanto, esta metade selvagem de suas personalidades nunca foi motivo para que os cachorros traíssem a fidelidade inata que sentiam para com seus donos.

O Cachorro sempre foi considerado o servidor ideal do mundo animal ao longo de toda a história. Se uma pessoa pertence ao totem do Cachorro, ela certamente estará sempre servindo aos outros, ou à humanidade como um todo, de alguma forma. São típicos representantes do totem do Cachorro os filantropos, as enfermeiras, os defensores públicos, os soldados, os religiosos e todas a demais pessoas envolvidas em trabalhos de caridade.

O Cachorro era o guardião que protegia a tribo de um ataque surpresa. A figura arquetípica do Cachorro tanto engloba o amor carinhoso do melhor amigo, quanto a energia parcialmente selvagem do protetor que defende valentemente o seu território. Assim como Anúbis, o cão-chacal protetor do antigo Egito, o Cachorro sempre foi um guardião ao longo dos tempos. O Cachorro tanto foi o guardião do inferno quanto dos segredos e dos tesouros secretos, ou de indefesos bebês – enquanto suas mães estavam cozinhando ou trabalhando nos campos. O Cachorro honra seus donos e mantém-se leal à confiança nele depositada.

Ao examinar a imagem do Cachorro, você pode ser assaltado pelas ternas lembranças do tempo de infância, quando seu Cachorro de estimação era o companheiro inseparável. A imagem que o Cachorro está tentando lhe transmitir é que você precisa desenvolver bastante seu senso de dever para com os demais. Os Cachorros são os servidores ideais, sendo inteiramente devotados a seus donos, numa medida que supera inclusive em muito a maneira pela qual são tratados.

Se o dono repreender asperamente, ou mesmo surrar seu Cachorro, ainda assim ele será capaz de dedicar amor a esta pessoa que o tratou mal. O Cachorro age assim não porque seja estúpido, e sim porque tem perfita compreensão das limitações dos humanos e sente compaixão por eles. É como se um espírito tolerante tivesse se alojado no coração de cada Cachorro, fazendo de cada membro da família canina um ser que deseja apenas servir.

Todavia, também existem Cachorros que tiveram a fidelidade extirpada de seu interior à custa de pancadas. Estes Cachorros latem e rosnam ao menor sinal de desaprovação, mas não são estes os representantes verdadeiros de sua espécie. Algumas raças de Cachorros foram inclusive treinadas pelo homem para serem viciosas, agressivas e brutais, mas isto não corresponde em absoluto à natureza verdadeira do Cachorro, refletindo, ao contrário, o espírito agressivo e destrutivo de seus donos. Assim, essas raças possuem um memória genética alterada que falseia a percepção do que seja servir, para corresponder aos instintos violentos de seus mestres e donos.

A magia do Cachorro pede que você reflita em que medida seu senso de fidelidade tem sido inspirado, no fundo, por seu desejo de aprovação. O seres de Duas Pernas, os humanos têm muito medo de serem rejeitados ou de não obterem a aprovação dos demais. O que você precisa perceber na verdade é que não são os inimigos externos, mas formas-pensamentos criadas em sua própria mente, que lhe enviam mensagens dizendo que você não é merecedor de respeito e lealdade, seja dos demais, seja de si próprio.

Recupere o poder de ser fiel a si mesmo e às suas verdades. Seja como o Cachorro – o melhor amigo de si mesmo!


 Aquele que ama do fundo do coração

Os Cães (lobos domesticados) são os mágicos do Universo. Com sua simples presença, eles transformam o mau humor em sorrisos, as pessoas tristes em pessoas menos tristes. Eles geram relacionamentos. O Cachorro é todo um lado da natureza dualista do feminino. Ele é a natureza dos bosques, aquele que sabe rastrear, que sabe porque pressente o que é o quê, é da sua natureza instintiva. Os cães representam, entre outras coisas, aquele que ama do fundo do coração com espontaneidade e perseverança, que perdoa sem esforço, que consegue correr muito e lutar, se necessário, até a morte. Ele ouve e vê de modo diferente do ser humano. Ele se transporta a níveis em que o ego sozinho jamias chegaria a pensar. Ele ouve palavras e instruções que o ego não consegue ouvir. E ele segue o que ouve, é a psique instintiva.

O mundo do Cachorro é cheio de sons cataclísmicos e constantes, sons que nós absolutamente não registramos. Mas o Cachorro registra. O Cão ouve, fora da faixa de audição humana. Esse aspecto mediúnico da psique instintiva capta pela intuição a atividade profunda, a música profunda e os profundos mistérios da psique feminina. É essa natureza que tem a capacidade de compreender a natureza selvagem nas mulheres.

Cachorro...
Você é sempre tão nobre,
Até o amargo final.
Sua lição é demonstrar
A amizade Fiel e Verdadeira.


Fonte: Jamie Sams e Clarissa Pinkola Estés