O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


O Homem não merece este nome por saber ler e escrever - Chefe Kondiaronk‏















Durante uma importante Conferência de Paz em Montreal, em agosto de 1701, o Chefe Kondiaronk da Tribo Huron, que teve participação destacada na Guerra do Frontenac (1689-1697), com sua grande reputação de bravura e sagacidade, respondeu desta forma diante do Barão de Lahontan, um explorador francês, e do governador da colônia francesa de Platina, na Terra Nova, Canadá, a respeito das Leis do homem branco:

"Estive com vocês na França, em Nova Iorque e em Quebec, e pude observar os costumes e as doutrinas dos ingleses e franceses. Não, vocês já são bastante miseráveis, não vejo como possam se tornar ainda mais. Que espécie de homens são os europeus? Que espécie de valores cultivam? Os europeus, forçados a fazer o bem e não podendo evitar o mal a não ser pelo medo da punição... Se lhes perguntasse o que é um homem, vocês me responderiam: "É um francês." No entanto posso provar que seu Homem é muito mais um Castor. Porque o Homem não merece este nome por saber andar sobre duas pernas, ou por saber ler e escrever, ou por exibiri mil outros sinais de sua inteligência.

Quem lhes deu as terras que agora habitam? Com que direito as possuem? Elas sempre foram dos Algonkin. Na verdade, meu irmão (dirigindo-se ao governador da colônia francesa), sinto pena de você do fundo da minha alma. Ouça o meu conselho e torne-se um Huron. Pois vejo uma enorme diferença entre sua condição e a minha. Eu sou senhor do meu próprio corpo, disponho absolutamente de mim mesmo, faço o que eu quero, sou o conjunto da minha Nação, não temo nenhum homem e só dependo do Grande Espírito. Enquanto que o seu corpo, como a sua alma, estão condenados à dependência dos seus superiores, às ordens do vice-rei. Você não tem a liberdade de fazer o que pensa, tem medo de ladrões, assassinos, falsas testemunhas... E depende de uma infinidade de pessoas que estão acima de você.

É verdade ou não é?"