As pessoas nascidas debaixo da primeira Lua de Wabun, o Guardião do Leste, recebem o temperamento e a energia do Falcão Vermelho como a sabedoria que Wabun lhes dá de presente. Também lhes ajuda a canalizar sua energia para encontrarem caminhos para sua evolução espiritual e das outras pessoas. A Lua das Árvores em Botão é a Lua do Equinócio da Primavera no hemisfério Norte. Esta é a Lua governa o crescimento das crianças da Mãe Terra, trazendo uma explosão de energia para aqueles que nascem durante o seu brilho. As pessoas que nascem sob esta influência têm um grande poder de adaptação e crescimento espiritual.
O Totem do Falcão Vermelho
Os Falcões Vermelhos são pássaros magníficos, em pleno vôo eles planam e circulam por períodos longos e às vezes torcem o rabo deles em diversos ângulos. Eles são grandes acrobatas, especialmente quando se acasalam. Eles podem tocar seu companheiro em pleno vôo, como se fosse um simples mergulho.
Estes pássaros são muito especiais para os Nativos Americanos. Os ameíndios Pueblo se referem a eles como águias vermelhas, eles usam a águia, para realizarem conexões com o céu e o sol. Suas penas eram frequentementes usadas em cerimônias para levar orações ao sol, para o Criador. As penas do Falcão Vermelho também eram usadas em algumas cerimônias de cura e para atrair a chuva. Para os Ojibwa e outros povos, os nascidos no Clã do Falcão Vermelho eram considerados líderes em seus clãs e recebiam o dom da adivinhação.
Pessoas nascidas durante a Lua das Árvores em Botão são frequentemente grandes pessoas espiritualmente e têm capacidade de controlar os ventos ao seu redor. Eles são caçadores, embora essas caçadas sejam por coisas novas para fazer, projetos novos para começar e filosofias novas para explorar. Estas pessoas têm luz e trevas dentro de si. Elas são joviais e abertas a tudo, mas podem preferir estar sós e contemplar o que está errado com o mundo.
Pessoas sob a energia do Falcão Vermelho tendem a ser destemidas. Elas têm pouca ou nenhuma paciência com as pessoas. Elas rasgarão a cabeça de qualquer um que vêem como inimigo. Quando bravas, seus comentários podem ser mortais. Para aqueles que amam e confiam nelas, eles os consideram como líderes que irá levá-los em suas asas durante sua jornada.
Durante seus vôos, elas podem ver claramente como as coisas deveriam estar ocorrendo na terra. Elas podem colocar as coisas no seu caminho normal, ou começar um projeto para corrigir um mal. Elas são muito otimistas. Elas pensam independentes de dogmas e filosofias, e falam o que querem. Porém, cansam depressa de algo que há pouco começaram a trabalhar. Elas precisam aprender a serem mais pacientes e estáveis.
As pessoas sob a energia deste Totem têm a habilidade para planarem bem alto no céu e comunicar-se com o Espírito do Criador. Elas podem esquecer desta habilidade quando passam muito tempo divagando o que precisa ser feito na terra. Elas têm que aprender a equilibrar seus dons.
Elas tornam-se líderes quando aprendem a canalizar sua energia, e trabalharem em algo que precisem de sua liderança. Podem ter sucesso em qualquer profissão que escolherem, se encontrarem seu equilíbrio, mas este processo é longo, duros e cheios de altos e baixos.
O Dente-de-Leão, é a planta Totem das pessoas nascidas sob a Lua das Árvores em Botão, e assim como o Dente-de-Leão, elas tendem a aparecer por todos os lados, voando de um projeto ao outro. São sinceras e falam sempre o que vem a sua mente quando acham que os outros não insinceros ou manipuladores.
E a Opala é o seu Totem mineral. Esta pedra considerada o símbolo da esperança, é usada para conectar-se com os poderes do Sol, da Lua e do Fogo, por causa do fogo que existe dentro dela. Pessoas sob a influência da Lua das Árvores em Botão gostam do sol e do calor, também gostam de estar vivendo situações ativas em que possam utilizar energia mental, física e emocional. Como a Opala, elas são porosas e podem ser manchadas facilmente se elas se associam com idéias ou pessoas erradas.
Assim como a Opala essas pessoas também podem sentir a centelha constante da energia do fogo. Devido a esta energia, elas têm o poder de controlar o Fogo. Elas têm uma conexão direta com o Sol e com o Fogo, porque elas pertecem ao Clã do Pássaro Trovão. Sua maior dificuldade é negociar suas conexões com a Lua e suas emoções.
Amarelo é sua cor. Esta é a cor do Sol e do Dente-de-Leão, e as ajuda a serem mais receptivas e a manterem suas amizades habituais, boa saúde e bem-estar. Estimula sua intensa inteligência ajudando-as a serem mais sábias. Sendo do Clã do Pássaro Trovão as características das pessoas nascidas sob a Lua das Árvores em Botão são: sua coragem, espontaneidade, otimismo, força de vontade, determinação, independência e vitalidade.
Elas podem se dar bem com qualquer um, mas suas melhores amizades são com as pessoas do Clã do Pássaro Trovão e com as do Clã da Borboleta. Seu companheiro perfeito é quem traz em si a energia do Corvo, isto é, as pessoas nascidas sob a Lua do Vôo dos Patos.
Quando nós viajamos pela Roda Sagrada, e paramos na Lua das Árvores em Botão encontramos nossas energias renovadas, juntamente com a habilidade para ver e trabalhar claramente com coisas da Terra. Podendo assim descobrirmos dentro de nós um espírito de liderança que nunca soubemos ter.
Fonte: Derval e Victória Gramacho