O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


A perda de pedaços da Alma


















A Alma é como um mosaico, composta de pedacinhos. É como se houvesse um pedacinho para cada capacidade espiritual. Não são indispensáveis à vida, mas, quando um falta, a parte relativa a ele faltará, e a personalidade não estará completa. Haverá uma desarmonia com respeito à força vital integral da Alma. Quando falta uma parte, há desequilíbrio, há o que chamamos doença.

A pessoa vai sofrendo transformações ao longo da vida, criadas por perda de partes da Alma, por traumas chamados de psíquicos. E quanto mais desarmonia houver entre a personalidade e a Alma, maior será o desequilíbrio, a doença. As perdas de pedaços da Alma acontecem em qualquer época da vida. Pode ser na vida infantil ou na vida adulta, quando ocorrer um choque entre a realidade que agride a alma e a parte da Alma correspondente à emoção vinculada ao choque.

Aquele pedaço da Alma fica no mundo espiritual, fora do espírito de onde foi arrancado, preso pela energia que causou a ruptura. A parte deslocada fica lá no mundo espiritual, preso, sofrendo a força repressora e lá mantido por ela. A energia repressora, se não for tratada, sempre se manterá apegada àquela parte da Alma e a retirará do paciente novamente. Sempre o sentimento proibido se manterá bloqueado. A força de coesão da repressão será maior do que a de realização à Alma.

Então, quando fores curar uma perda de Alma, vai ao mundo espiritual, vê a parte perdida, vê a cena. Quando vires a cena, estarás vendo não só a parte perdida como a energia que causou o seqüestro daquela parte da Alma. Primeiro desvinculada a energia que roubou a parte da Alma da parte seqüestrada, separa as duas. Depois de separar, anula a energia repressora, convence a entregar suas maldades e torna a energia neutra.

Invoca o Espírito do Amor e do Carinho e reveste aquela energia com esses sentimentos. E a encaminha ao Criador, à Luz. Só depois, então, dialoga com a parte roubada da Alma e convence-a a voltar a integrar a personalidade de onde foi retirada. Para reintroduzir a parte da Alma no todo, estuda por onde deves introduzir a parte da Alma no todo, estudda por onde deves introduzir a parte a reitegrar. Depois, harmoniza a parte que está voltando com cânticos, sons, orações, objetos de poder ou apenas AMOR. Seja qual for o método que usares, usa de muito amor, a Alma que recebe a parte desgarrada e a que volta precisam de estreitas correntes de amor, funcionando estas como uma cola que une as duas partes. Além disso, amor é uma verdadeira celebração, uma festa de recepção.

Não espere que psicoterapias de qualquer natureza curem o paciente. É um problema exclusivamente espiritual, e só um tratamento espiritual conseguirá resolvê-lo. Magia se cura com magia. Tudo que a psicanálise ou a psicologia conceituam como bloqueios são perdas de partes da Alma.

Djalma Sayão Lobato – médico endocrinologista- Porto Alegre
Meu primeiro contato com o Xamanismo