“O Caminho a percorrer é para dentro do Ser”
O Urso é um símbolo e um poderoso Totem para quem busca a Medicina da Terra, a cura pelas plantas e ervas para males e doenças. Ele está sentado no Oeste, o Outono, que representa a preparação para a longa hibernação do Inverno.
O longo sono traz os sonhos do Inverno, ou os sonhos do Urso, considerado em muitas tribos como uma poderosa medicina. O conhecimento sobre ervas, plantas, frutos e raízes pode ser transmitido nesta dimensão.
Quando o Urso, o Avô Guardião do Oeste, se apresenta repetidas vezes nos sonhos, ele pode estar querendo revelar um remédio especial. Sua Medicina, aliás, é partilhada indistintamente com todos aqueles que trilham o caminho do respeito à Mãe Terra, daí que às vezes ele aparece, seja em sonhos ou visões pedindo ajuda para todas as criaturas e crianças da Terra.
Como muitos outros animais, o Urso não deseja um confronto com o se humano. Em geral, ele só ataca quando encurralado ou quando sente que sua prole está sendo ameaçada de alguma forma. Como o Lobo, o Urso tem características semelhantes ao homem: é um animal vaidoso e gosta de se olhar na Água, o elemento do Oeste que representa as emoções. A partir daí aquele que se conecta com este Totem de alguma forma está em busca de si mesmo e de sua imagem verdadeira, além das aparências.
Este animal está ligado ao simbolismo da potência dos instintos e a escuridão do inconsciente, relacionando-se com a energia feminina. Sua força e poder estão centrados na sua capacidade de instropecção – o caminho natural para se acessar a sua medicina, ele traz as qualidades da coragem, morte e transformação, despertando o poder do inconsciente.
Seu ciclo de Poder está na Primavera e no Verão. O Grande Avô Urso também possui uma simbologia astrológica, dando nome a constelção da Ursa Maior e da Ursa Menor.
Fonte: Durval Gramacho e Victória Gramacho