O Bom e Sagrado Caminho Vermelho

Em nossa caminhada, levando a cura através da medicina da Arte Xamânica a muitos irmãos e irmãs, recebemos inúmeras bênçãos, sejam por palavras, gestos, sorrisos, alegrias, descobertas e a amizade que vamos fortalecendo com cada um que vem compartilhar conosco esta sagrada medicina.

Assim, através da beleza da entrega e do amor incondicional, o Grande Espírito coloca em nosso caminho as bênçãos de receber e compartilhar informações verdadeiras e embasadas no profundo conhecimento das culturas ancestrais espalhadas pelo mundo e pelo tempo, que compartilhamos com todos aqui neste espaço sagrado, por saber que o "Tempo das Nuvens Negras" chegou ao fim e a luz da informação e do conhecimento nativo verdadeiro deve ser transmitido com urgência a todos os buscadores da luz.

Como diz Hotashugmanitu Tanka: "estamos aqui para semear e compartilhar, fazendo brilhar a Roda do Arco Íris neste início do Tempo do Búfalo Branco, trazendo a consciência da totalidade, a paz e a serenidade para os irmãos de todas as cores".

Que assim seja!

Marcelo Caiuã e Bianca Martins


A Energia de Cura dos Animais


“Para se compreender o conceito de cura segundo as concepções dos índios norte-americanos, é preciso repensarmos o que entendemos por cura. O que nós índios chamamos de cura é tudoaquilo que propicia uma conexão maior de cada um de nós com o Grande Mistério e com todas as formas de vida. Isto inclui a transformação do corpo, da mente e do espírito. Mas cura, para nós índios, também é tudo aquilo que nos propicia aumento de poder pessoal, daforça e da capacidade de entendimento. É igualmente o viver a vida de forma a contribuir para a saúde da Mãe Terra e de todos os nossos parceiros, familiares e amigos e nossos companheiros do mundo animal. A medicina dos índios norte-americanos é mais do que umsistema de cura, é um estilo de vida abrangente que pressupõe continuar a viver na Mãe Terra estando em perfeita harmonia com todo o Universo.

Nossos companheiros animais exibem padrões de comportamento capazes de transmitir mensagens ocultas a qualquer pessoa atenta o bastante para captar suas lições de vida. Os valiosos ensinamentos dos animais constituem um presente que a natureza nos dá, e cada lição está baseada num conceito ou numa idéia mais abrangente. Cada animal na criação possui centenas de lições para compartilhar conosco e todas estas lições possuem poderes que também podem ser invocados e utilizados.

Quando você invoca o poder de um determinado animal, está pedindo para ser colocado em perfeita sintonia com a força representada pela essência desta criatura. O processo de adquirir conhecimento e compreensão destes nossos irmãos e irmãs do mundo animal é delicado, e deve ser cercado de muita intuição e humildade. Suas lições nos ensinam a tornarmo-nos mais humanos, vulneráveis e sensíveis, buscando a unificação com tudo o que existe. Elas constituem parte da senda do poder. O poder reside na sabedoria e na verdedeira compreensão do papel de cada um no Grande Mistério, assim como honrar cada ser vivo como um mestre para nós. Isto porque as lições por eles ensinadas são eternamente válidas e estão sempre acessíveis. Quando cessa o aprendizado também cessa a magia , e a própria vida se extingue.

É possível encontrar animais que se comunicam com você de modo mais particular – através do poder. Estes animais podem lhe ensinar segredos de cura especiais e podem chamá-lo para que você os acompanhe na Dimensão dos Sonhos, onde pode analisá-los mais pormenorizadamente. Seus aliados de poder são aqueles tipos de animais com os quais você descobriu uma forte identificação. Eles serão os mestres, que irão ajudá-lo a aprender e a crescer. Observar estes animais em seu hábitat natural, liga você com a Terra, com o reino animal e com o Grande Mistério.

O espírito aliado do poder pode decidir penetrar na consciência daquele que percorrer o Caminho Mágico por muitos anos, para ajudá-lo a realizar suas curas. Isto é parte do processo Iniciático da Magia Animal e traz enorme poder para o curador.

Para aprender a despertar os poderes sutis de qualquer pessoa, animal ou força natural, é preciso manter uma atitude sempre reverente e estar disposto a aceitar ajuda. Por exemplo, os filhos pequenos dos índios norte-americanos, quando estão perdidos, sabem que podem invocar a energia de seus pais. Isto traz para eles a força dos pais, apesar de estes não estarem fisicamente presentes. Os pais, por sua vez, sentirão o apelo da criança e, frequentemente, serão capazes de enxergar através dos olhos de seus filhos, conseguindo visualizar desta forma, o local onde estes se encontram. Este é o tipo de poder que decorre da idéia de unificação, segundo a qual cada ser tem em si parte de todos os outros seres. É a Lei da Unidade.

Também é possível apelar para a força ou o poder energético de um determinado animal quando alguém necessita de um talento específico. Como todas as coisas neste universo possuem a mesma unidade constitutiva – o átomo -, não seria exagero supor que todos nós nos comunicamos por meio do denominador comum de cada átomo: a força criadora do Grande Espírito que reside na essência do Grande Mistério. Foi o ensinamento destas verdades que conduziu os índios à Sabedoria, e estas mesmas verdades podem abrir as portas da Sabedoria Para você.”

Canção da Meia-Noite (Jamie Sams) professora na Tenda Escolar do Clã do Lobo da Nação Sêneca – Estados Unidos